A formação continuada de professoras(es) de química na perspectiva da educação inclusiva no ensino de pessoas com deficiência visual em Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorYoshikawa, Renato Chimaso dos Santos-
Autor(es): dc.creatorDantas, Raphael Canejo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22472-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767668-
Descrição: dc.descriptionFala-se muito sobre a inclusão da pessoa com diferença funcional na escola. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a Formação Continuada de professoras(es) de química da rede pública de ensino de Volta Redonda acerca da educação inclusiva de pessoas com deficiência visual. Busca, também, averiguar se há o fornecimento de cursos de Formação Continuada para as(os) professoras(es) de química na área de educação inclusiva para ensino de pessoas com deficiência visual, na Secretaria Municipal de Educação - SME em Volta Redonda; e realizar análise dos principais documentos referentes à Formação Continuada e ensino de química para pessoas com deficiência visual, como políticas e a Grafia Química Braille para uso no Brasil. Utilizou-se como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, com ferramenta de pesquisa a revisão bibliográfica de políticas públicas e da literatura sobre Educação Inclusiva de pessoas com deficiência visual no ensino de química, para a coleta de dados propõe-se utilizar-se a técnica de entrevista semiestruturada e a análise documental.-
Descrição: dc.descriptionIt says much about the inclusion of the person with functional difference in the school. Therefore, the present paper has as an objective to investigate the continuing education of the chemistry teachers in the public teaching system of Volta Redonda regarding the inclusive education of people with vision disability. It aims, also, to ascertain if there is supplying of courses in continuing education to chemistry teachers in the area of inclusive education to the teaching of people with vision disability, in the Municipal Secretariat of Education in Volta Redonda; and goes through analysis of the main documents referring to the Continuing Education and chemistry teaching for people with vision disability, as well as policies and the Chemical Braille Script for use in Brazil. It utilizes as methodology the qualitative research approach, with the research tool of bibliographic review of public policies and the literature about Inclusive Education of people with vision disability in the chemistry teaching; to the data gathering, it proposes to use the technic of semi-structured interview and the documentary analysis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professoras(es) de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPerson with vision disability-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education for teachers-
Título: dc.titleA formação continuada de professoras(es) de química na perspectiva da educação inclusiva no ensino de pessoas com deficiência visual em Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.