Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sathler, Karla Silene Oliveira Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.creator | Bandeira, Estevao Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767663 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente o Ensino de Física enfrenta diversos problemas, dentre estes notam-se: estudantes desinteressados devido à cultura do “Física é muito difícil de entender”, a falta de elementos que tragam os conceitos teóricos para o contexto social e cultural dos educandos e até mesmo a alta taxa de reprovação que a disciplina apresenta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física no contexto escolar, apresentando atividades avaliativas que se utilizam de memes, produzindo assim um material que está mais próximo do contexto social da maioria dos estudantes. Para isso foi feita uma retrospectiva do Ensino de Física, procurando correlações entre o humor, o riso e a aprendizagem. Investigamos como são entendidos os processos de ensino e de aprendizagem através da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, realizando uma revisão teórica de artigos a respeito da utilização de memes no contexto da sala de aula. Com intuito de compreender os tipos de avaliação da aprendizagem, fizemos um estudo acerca do tema. Por fim, foram apresentadas sugestões de atividades avaliativas com a utilização de memes como estratégia na avaliação da aprendizagem no Ensino de Física. | - |
Descrição: dc.description | Currently, Physics Teaching faces several problems, among which are: disinterested students due to the culture of "Physics is very difficult to understand", the lack of elements that bring the theoretical concepts to the social and cultural context of the students and even the high failure rate that the subject presents. In this sense, the aim of this work is to contribute to the improvement of Physics learning in the school context, presenting evaluative activities that use memes, thus producing a material that is closer to the social context of most students. For this, a retrospective of Physics Teaching was made, looking for correlations among humor, laughter and learning. It was investigated how we understand the teaching and learning processes through the Meaningful Learning Theory and the Critical Meaningful Learning Theory, carrying out a theoretical review of articles about the use of memes in the classroom context. In order to understand the types of learning assessment, a study was carried out on the subject. Finally, suggestions for evaluative activities were presented with the use of memes as a strategy in the evaluation of learning in Physics Teaching. | - |
Descrição: dc.description | 60 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significtiva Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical Meaningful Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning Assessment | - |
Título: dc.title | Humor no ensino de Física: o uso de memes na avaliação da aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: