A criança com Diabetes Mellitus tipo 1: vivência e enfrentamento

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Maria Estela Diniz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2694492596166708-
Autor(es): dc.contributorSilva, Liliane Faria da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Rosane Cordeiro Burla de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0948243727690203-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1265407036174484-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Gabriela Bolzan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767654-
Descrição: dc.descriptionDentre as doenças crônicas, a que mais se estabelece na faixa etária infantil é a Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Por ser uma doença relacionada fortemente com o estilo de vida e o emocional da criança e sua família, na sua forma de compreender que aquela situação é contínua, se faz necessária a criação de estratégias de enfrentamento neste público, de forma a ajudar no manejo da diabetes e na readaptação a uma nova forma de viver. Com isso, o estudo tem como objetivo geral: Compreender a vivência da criança com Diabetes Mellitus tipo I, e como objetivos específicos: Descrever a vivência da criança com Diabetes Mellitus tipo I; Identificar os principais desafios enfrentados pela criança e sua família frente ao Diabetes Mellitus tipo I; Identificar estratégias de enfrentamento que utilizam para se adaptarem ao Diabetes Mellitus I. Participaram da pesquisa crianças em idade escolar, de 8 a 12 anos de idade incompletos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada mediada por desenho e gravada em Mp3, dividida em duas partes, sendo a primeira para caracterização das crianças e a segunda com pergunta única e aberta: “Conte para mim, como é pra você viver com diabetes tipo 1?”. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin e agrupados para categorização. Identificou-se categoria única: “Viver com diabetes” com 3 subcategorias: “Desafios”, “A família”, “Os profissionais de saúde”. Observou-se que a vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, com as limitações na sua dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, os quais remetem a sentimentos que alternam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação. Constata-se que o processo de enfrentamento ocorre de forma singular em cada criança e está diretamente relacionado a contribuição da família e do profissional de saúde.-
Descrição: dc.descriptionAmong the chronic diseases, the one that is more established in the pediatric group is the Type 1 Diabetes Mellitus (DM1). Due to its strong relation to the lifestyle and emotional aspects of the child and his family, in their way to understand that this situation is continuous, it is necessary to create coping strategies in this public, in order to help in the management of diabetes and in adapting to a new way of living. The main objective of this study is: To understand the child's experience with Type I Diabetes Mellitus, and the specific objectives are: To describe the child's experience with Type I Diabetes Mellitus; To identify the main challenges faced by the child and his / her family regarding Diabetes Mellitus type I; and To identify coping strategies that they use to adapt to Diabetes Mellitus I. The participants in the study were school-aged children, ranging between 8 to 12 years old, with diagnosis of type 1 diabetes mellitus, from the State of Rio de Janeiro. The data were collected through a semi-structured interview mediated by drawing and recorded in Mp3, divided into two parts, the first one to characterize the children and the second with a single open question: "Tell me how you live with type 1 diabetes? “. The data were analyzed according to the Bardin Content Analysis and grouped for categorization. A single category was identified: "Living with diabetes" along with 3 subcategories: "Challenges", "The family", "Healthcare professionals". It was observed that living with diabetes is something that the infant faces each day, from the moment of diagnosis, with the limitations in his diet, the insertion of insulin therapy, the changes in lifestyle, which refer to emotions that switch between fear, insecurity, revolt, acceptance and adaptation. It is observed that the coping process occurs in a unique way in each child and is directly related to the contribution of the family and the healthcare professional.-
Descrição: dc.description55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDiabetes Mellitus tipo 1-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem pediátrica-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação psicológica-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectPediatric nursing-
Palavras-chave: dc.subjectPsychological adaptation-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectType 1 Diabetes Mellitus-
Título: dc.titleA criança com Diabetes Mellitus tipo 1: vivência e enfrentamento-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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