Eugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767652-
Descrição: dc.description10p.-
Descrição: dc.descriptionÉ difícil precisar o momento exato em que teriam surgido os primeiros indícios de um ensino de matemática no Brasil e de como esses primeiros indícios possam ter se transformado no que hoje considera-se Educação Matemática. O que podemos dizer é que mudanças mais significativas em relação ao ensino de Matemática só se tornaram possíveis a partir da criação de algumas instituições, em particular o Colégio Pedro II, e da atuação de professores que com sua produção e dedicação ao ensino contribuíram como pioneiros de uma área ainda em expansão. Uma personagem que ora enfatizamos neste texto é Eugênio de Barros Raja Gabaglia, Engenheiro, Bacharel em Ciências Matemáticas, professor e diretor do Colégio Pedro II, entre outras atuações. O objetivo deste artigo é situar a figura de Raja Gabaglia no cenário da Educação Matemática brasileira destacando aspectos de sua formação e de sua atuação como professor e, principalmente, como tradutor e autor de textos didáticos no Brasil, entre eles do primeiro livro de História da Matemática, escrito por um brasileiro, em 1889. Palavras-chave: Eugenio de Barros Raja Gabaglia.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionIt’s hard to be precise about the exact moment when the first signs of mathematics teaching in Brazil arose, and how these early signs have become what today is considered Mathematics Education. What we can say is that most significant changes related to mathematics teaching were possible only since the establishment of some institutions, particularly the Colegio Pedro II, and the performance of teachers who, with their production and their teaching acted as pioneers in an area that is still growing. A character that we emphasize in this text is Eugênio de Barros Raja Gabaglia, Engineer, Bachelor of Mathematical Sciences, professor and director of the Colégio Pedro II, among other activities. The aim of this paper is to situate Raja Gabaglia in the scenario of Brazilian Mathematics Education, highlighting aspects of his training and his role as a teacher and especially as a translator and author of textbooks in Brazil, including the first book on the History of Mathematics written by a Brazilian, in 1889.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFranck Bellemain, Verônica Gitirana Gomes Ferreira, EDUMATEC/UFPE.-
Relação: dc.relationAnais do V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática.-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEugenio de Barros Raja Gabaglia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEugenio de Barros Raja Gabaglia-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Título: dc.titleEugênio de Barros Raja Gabaglia: vida e obra de um professor de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.