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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Ana Beatriz Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Erbisti, Rafael Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, João Pedro Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30477 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767633 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, a oportunidade de começar a estudar em uma universidade não parece chegar da mesma forma para todos aqueles que concluem o ensino médio. Em vista disso, muito se discute sobre quais fatores poderiam determinar uma maior chance de ingresso no ensino superior. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma análise exploratória sobre os microdados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADc), realizada em 2019, especialmente aqueles relacionados ao tema de Educação e, a partir deles, construir um modelo de regressão logística para relacionar a chance de iniciar uma graduação a partir de características de cada indivíduo, como sexo, cor/raça, região geográfica, grau de escolaridade do chefe do domicílio e renda domiciliar. Com base neste modelo, foi estimado o Índice de Oportunidades Humanas (IOH), proposto inicialmente por Barros et al. (2009), para o Brasil no ano de 2019, sob a perspectiva de avaliar as desigualdades com relação ao ingresso em instituições de ensino superior (IES), possibilitando, também, comparar o acesso às IES públicas e privadas, em separado. Ao ser desconsiderado o tipo de instituição de ensino, o IOH encontrado foi igual a 0,331. Investigando-se somente o acesso às IES públicas, o IOH para 2019 foi de 0,172 e já para o ingresso em instituições particulares, o valor do IOH em 2019 foi de 0,154. Assim, foi percebida uma maior desigualdade de oportunidades em relação ao ingresso na educação superior nas IES privadas do que nas públicas. Destaca-se, também, que, nos três casos estudados, os índices calculados se encontraram distantes de 1, valor que indicaria uma situação onde o acesso à educação superior seria universal, ou seja, possível a todos. | - |
Descrição: dc.description | 60 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso ao ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão logística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índice de dissimilaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índice de Oportunidades Humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão logística | - |
Título: dc.title | Avaliação da desigualdade no acesso ao ensino superior no Brasil em 2019 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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