Violência escolar e mídia impressa : uma comparação entre a realidade vivida e o discurso dos jornais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorCPF:64118096749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795700A2-
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorCPF:22138307115-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4795601J1-
Autor(es): dc.contributorScofano, Reuber Gerbassi-
Autor(es): dc.contributorCPF:43445455422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782998U1-
Autor(es): dc.creatorLima, Luiz Paulo Ribeiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17187-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767630-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates the connections between the violence in the printed media speech, verified in four big circulation newspapers in Rio de Janeiro O Globo, Jornal do Brasil, O Dia and Extra. The two schools are situated close to the a place called Complexo do Alemão, one of the most violent neighborhoods of Rio de Janeiro. The field research, done through the observation oh the scholar day-by-day activities, interviews with students, teachers, educational coordinators and principals, to verify how the school presents itself to these characters, which they themselves realize as being violent inside and outside the school. During the years of 2006 and 2007, we followed the view that the media had from this neighborhood and also from the public school. Therefore, this research was considered to be qualitative in nature, comparing the image of the Public School shown in the newspaper with the speeches and the practice of whoever appeared during the field research. To have this research theoretically based, we have used three different authors Nietszche, Foucault and Deleuze who directed and enabled some consistent discussions of the empiric data. Our conclusion is that the media creates and reinforces the image of the dangerous classes those ones composed by the inhabitants of the shanty towns and its surroundings and the violent and ineffective public school, concerning the formation. However, this media speech we face doesn t correspond to the real world of the schools we have investigated.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga a relação entre a violência nas escolas públicas e o discurso da mídia impressa, em quatro jornais de grande circulação da cidade do Rio de Janeiro O Globo, Jornal do Brasil, O Dia e Extra. As duas escolas investigadas localizam-se no entorno do Complexo do Alemão, considerado um dos bairros mais violentos da cidade do Rio de Janeiro. Foi realizada pesquisa de campo, através de observação do cotidiano escolar, entrevistas com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores, para verificar como a escola se apresenta para estes personagens, o que os mesmos consideram como violência no interior e no exterior da escola. Durante o período de 2006 e 2007, acompanhamos também a visão que a mídia produzia da região e da escola pública. Assim, a pesquisa foi de caráter qualitativo, comparando a imagem da escola pública retratada nos jornais com os discursos e práticas dos sujeitos que foram surgindo ao longo das idas a campo. Para embasar teoricamente esta pesquisa, utilizamos três autores Nietzsche, Foucault e Deleuze que orientaram e possibilitaram uma discussão rica dos dados empíricos. Concluímos, então, que a mídia cria e reforça a imagem das classes perigosas aquelas compostas por moradores de favelas e do seu entorno e da escola pública violenta e ineficaz, do ponto de vista da formação. Porém, este discurso da mídia, com o qual nos confrontamos, não corresponde à realidade concreta das escolas investigadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na imprensa-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectViolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectMedia-
Palavras-chave: dc.subjectViolence in the school-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleViolência escolar e mídia impressa : uma comparação entre a realidade vivida e o discurso dos jornais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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