Os múltiplos papéis dos exemplos no processo de ensino e aprendizagem de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.contributorAbdon, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorLopes, Carla do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorCastro, Cecília Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767604-
Descrição: dc.descriptionEste é um trabalho do tipo pesquisa exploratória e tem por objetivo estudar a respeito do uso dos exemplos no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Uma pesquisa exploratória é recomendada para assuntos que de alguma maneira ainda sejam pouco conhecidos. Em leituras preliminares a respeito do tema descobrimos que as principais e mais acessíveis referências no assunto ocorrem na língua inglesa. Desta forma, propomos explorar e nos familiarizarmos mais com o assunto por meio de fontes em português, pois, assim como muitos colegas, a presente autora não lê em inglês. Para isso realizamos um levantamento bibliográfico priorizando os textos em língua portuguesa, ou espanhola. Os dados obtidos são relativamente poucos, foram encontradas 16 fontes escritas em língua portuguesa ou espanhola. Ao todo registramos 23 textos encontrados, quando consideramos as referências em inglês citadas pelas fontes em português ou espanhol. A partir dos textos selecionados apresentamos uma discussão mostrando o significado das informações levantadas. Em primeiro lugar, encontramos pouquíssimas pesquisas brasileiras com proposta de estudar o papel dos exemplos. De modo geral, as referências ocorrem, seja na revisão de literatura, seja na fundamentação teórica, a estudos já realizados sobre o assunto. Descobrimos também que exemplos podem assumir diversas funções no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, tanto é que existem várias classificações, alguns termos são: exemplos iniciais, exemplos de referência, exemplos modelo, contraexemplos, não exemplos, exemplos resolvidos, entre outros. A exemplificação tem papel fundamental na formação e formalização dos conceitos matemáticos. Também descobrimos que a exemplificação pode influenciar na definição de tarefas didáticas, além de ajudar no processo de avaliação dos alunos, mesmo durante as aulas. Esta é uma reflexão a respeito do sub uso desta ferramenta poderosa, de forma que possa ser vista de modo mais dinâmico e criativo por professores e graduandos de Licenciatura matemática. Já que aprendemos com exemplo, então, devemos conhecê-lo melhor, estudando-o, e esta é nossa resposta-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionThis is an exploratory research aiming to study the use of examples in the process of teaching and learning of Mathematics. Exploratory research is recommended for subjects that are still somewhat unknown. In preliminary readings on the subject, we found that the main and most accessible references on the subject occur in the English language. Thus, we propose here to explore and become more familiar with the subject through sources in Portuguese, as, like many colleagues, the present author does not read in English. For this, we carried out a bibliographic survey prioritizing texts in Portuguese, or Spanish. The data obtained are relatively few, 16 sources were found written in Portuguese or Spanish. In all, we recorded 23 texts found, when we consider the references in English cited by the sources in Portuguese or Spanish. From the selected texts we present a discussion showing the meaning of the information collected. Firstly, we found very few Brazilian studies with a proposal to study the role of examples. In general, references occur, either in the literature review or in the theoretical framework, to studies already carried out on the subject. We also found that examples can take on several functions in the teaching and learning process of mathematics,so much so that there are several classifications, some terms are: initial examples, reference examples, model examples, counterexamples, nonexamples, solved examples, among others. Exemplification plays a fundamental role in the formation and formalization of mathematical concepts. We also found that exemplification can influence the definition of didactic tasks, in addition to helping in the students' evaluation process, even during classes. This is a reflection on the under-use of this powerful tool, so that it can be seen in a more dynamic and creative way by teachers and undergraduate mathematics students. Since we learn by example, then, we must know it better, studying it, and this is our answer-
Descrição: dc.description32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExemplo-
Palavras-chave: dc.subjectFerramenta-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectExample-
Palavras-chave: dc.subjectTool-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleOs múltiplos papéis dos exemplos no processo de ensino e aprendizagem de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.