Arquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Crediné Silva de-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.creatorBalbino, Vanessa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30353-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767602-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou compreender formas estratégicas que pudessem ser desenvolvidas para professores que atuam com alunos com TEA, a fim de fornecer-lhes ajudas para um processo de inclusão não apenas espacial, mas didático-pedagógico. Por meio da investigação, analisamos as contribuições de um Curso MOOC quando utilizado na perspectiva de formação continuada docente. O estudo teve como finalidade responder à seguinte questão de pesquisa: De que forma os cursos online, no formato MOOC, podem ser utilizados como ferramenta em uma perspectiva inclusiva na capacitação de professores de alunos com TEA? A presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um Massive Open Online Course (MOOC), servindo como um caminho de formação continuada a docentes que atuam na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Defendemos que os MOOCs podem servir como uma importante ferramenta de apoio aos professores, já que vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e fugaz. Nessa perspectiva, tais docentes terão à disposição conteúdos teóricos e materiais práticos para o trabalho com seus estudantes que apresentam necessidades específicas de aprendizagem. Assim, contribuímos para um projeto educacional em perspectiva inclusiva, a fim de garantir os direitos dos alunos com TEA. Produzimos meios e estratégias de ensino-aprendizagem para o trabalho com estes alunos, favorecendo um espaço possível de diálogo, reflexão e aperfeiçoamento pedagógico. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quantitativa e a metodologia do trabalho se deu através da autoaprendizagem em um ambiente virtual, por meio de suportes como: fóruns de discussão, textos teóricos em PDF, vídeos disponibilizados na internet e atividades complementares por meio de questionários. O estudo produziu contribuições para a ampliação dos horizontes relacionados à educação na perspectiva inclusiva, em especial no que tange à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista-
Descrição: dc.descriptionThis study sought to understand strategic forms that could be developed for teachers who work with students with ASD, in order to provide help for a process of inclusion that is not only spatial, but didactic-pedagogical. Through the investigation, the contributions of a MOOC Course were analyzed when used in the perspective of continuing teacher education. The study aimed to answer the following research question: How can online courses, in the MOOC format, be used as a tool in an inclusive perspective in the training of teachers of students with ASD? The present research has as general objective to develop a Massive Open Online Course (MOOC), serving as a path of continuous training for teachers who work in the inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (TEA). We argue that MOOCs can serve as an important tool to support teachers, since we live in an increasingly technological and fleeting world. In this perspective, such teachers will have at their disposal theoretical contents and practical materials for working with their students who have specific learning needs. Thus, we contribute to an educational project in an inclusive perspective, to guarantee the rights of students with ASD. We produce teaching-learning means and strategies for working with these students, favoring a possible space for dialogue, reflection, and pedagogical improvement. The research followed a qualitative and quantitative approach and the methodology of the work took place through self-learning in a virtual environment, through supports such as: discussion forums, theoretical texts in PDF, videos available on the internet and complementary activities through questionnaires. The study produced contributions to the expansion of horizons related to education from an inclusive perspective, especially regarding the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder.-
Descrição: dc.description204 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCursos Massivos Online; Autismo; Formação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico, Educação inclusiva, Formação de professor, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMassive Online Courses; Autism; Continuing Education.-
Título: dc.titleArquiteturas pedagógicas para suporte ao professor de aluno com TEA: Mooc como ferramenta de capacitação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.