Identidade e racismo: vidas em preto e branco no romance Le mariage de plaisir de Tahar Ben Jelloun

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVianna Neto, Arnaldo Rosa-
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorVillar, Marilia Santanna-
Autor(es): dc.creatorSoares, Marcelly dos Santos Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767597-
Descrição: dc.descriptionAtravés da obra Le mariage de plaisir, do escritor franco-marroquino Tahar Ben Jelloun, a presente Dissertação compõe-se de um estudo sobre a cisão entre a África Branca e a África Negra e seus reflexos no Marrocos. Retratada no universo literário do autor, tal cisão tem como uma de suas consequências o racismo entre africanos, especificamente entre marroquinos e senegaleses. Visto que este tipo de preconceito é um dos mecanismos utilizados pelos colonizadores para manter o domínio sobre os colonizados fazendo-os se sentirem inferiores, o autor realiza, em sua obra, um trabalho de resistência e tentativa de reinvenção identitária. Neste processo, Ben Jelloun assume o desafio de expor as feridas socioculturais provocadas pelo racismo e de representar a oralidade, característica marcante das culturas africanas, por meio de um personagem que sempre se destaca, o contador de histórias. Nesta pesquisa visa-se, ainda, a explorar a obra a partir dos conceitos de raça, preconceito de cor, xenofobia, identidade feminina, migração e entre-dois, propostos pelos escritores Frantz Fanon, Albert Memmi, Jacques Noiray, Leïla Slimani, Daniel Sibony e o próprio Tahar Ben Jelloun-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionÀ travers l'ouvrage Le mariage de plaisir, de l'écrivain franco-marocain Tahar Ben Jelloun, ce mémoire présente une analyse de la scission entre l'Afrique blanche et l'Afrique noire et ses reflets au Maroc. Dépeint dans l'univers littéraire benjellounien, ce clivage a, comme une de ses conséquences, le racisme chez les Africains, plus précisément entre les Marocains et les Sénégalais. Comme ce type de préjugé est l'un des mécanismes utilisés par les colonisateurs pour maintenir leur domination sur les colonisés en leur donnant le sentiment d'infériorité, l'auteur fait de son oeuvre un travail de résistance et de tentative de réinvention identitaire. Dans ce processus, Ben Jelloun relève le défi de dénoncer les blessures socioculturelles provoquées par le racisme et de représenter l'oralité, caractéristique des cultures africaines, à travers un personnage qui se démarque toujours, le conteur. L'objectif de cette recherche est également d'analyser le roman à partir des concepts de race, préjugés de couleur, xénophobie, identité féminine, migration et l’entre-deux proposés par les écrivains Frantz Fanon, Albert Memmi, Jacques Noiray, Leïla Slimani, Daniel Sibony et Tahar Ben Jelloun lui-même-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectXenofobia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade feminina-
Palavras-chave: dc.subjectMigração-
Palavras-chave: dc.subjectReinvenção-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectXenofobia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectRacisme-
Palavras-chave: dc.subjectXénophobie-
Palavras-chave: dc.subjectIdentité féminine-
Palavras-chave: dc.subjectMigration-
Palavras-chave: dc.subjectRéinvention-
Título: dc.titleIdentidade e racismo: vidas em preto e branco no romance Le mariage de plaisir de Tahar Ben Jelloun-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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