Qual o papel da educação infantil na educação nacional?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZuccarelli, Carolina Soares-
Autor(es): dc.contributorPetry, Hélène Cécile-
Autor(es): dc.contributorChristovão, Ana Carolina-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Isabela Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10473-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767573-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho busco demonstrar a relevância do Programa Brasil Carinhoso, que colocou a infância e a Educação Infantil como prioridade na agenda política do país, e analisar o que representa o seu esvaziamento gradual com o surgimento do Programa Criança Feliz, outra iniciativa do Governo Federal para o mesmo público, ligada à assistência social. A análise das diversas concepções que a assistência à infância assumiu historicamente no país, juntamente com a análise documental do esvaziamento do Brasil Carinhoso, evidenciam a desvalorização da Educação Infantil nacional no cenário atual. Esse movimento parece apontar para uma mudança nos valores que orientam as políticas públicas, marcando o retorno de concepções e de práticas assistencialistas típicas do início do século XX, em detrimento da Educação Infantil como prioridade, direito e etapa da educação básica-
Descrição: dc.descriptionIn this work I aim to demonstrate the relevance of the Brasil Carinhoso Program, which has placed childhood and Childhood Education as a priority in the country's political agenda, and analyze its gradual emptying with the arising of the Criança Feliz Program, another initiative of the Federal Government to the same public, linked to social assistance. The analysis of the diverse conceptions that the child care has historically assumed in the country, together with the documentary analysis of the emptying of Brasil Carinhoso, evidences the devaluation of the national Childhood Education in the current scenario.This movement seems to show a change in the values that guide public policies, marking the return of conceptions and assistencialism practices typical of early 20th century in the care of national childhood, to the detriment of Childhood Education as a priority, right and stage of basic education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Brasil Carinhoso-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Criança Feliz-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectAssistencialismo-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood education-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil Carinhoso Program-
Palavras-chave: dc.subjectCriança Feliz Program-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Título: dc.titleQual o papel da educação infantil na educação nacional?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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