Parabolicamará: tropicália e a politização do cotidiano na TV

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchneider, Marco-
Autor(es): dc.contributorEnne, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Arthur Coelho-
Autor(es): dc.creatorBraga, Rafael Giurumaglia Zincone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767539-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como foco o movimento midiático-cultural tropicalista ocorrido no Brasil entre os anos de 1967 e 1968 e protagonizado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e pela banda de rock paulista Os Mutantes. O objetivo principal deste trabalho é contribuir com o debate a respeito do caráter político da Tropicália, sob a perspectiva da Comunicação Social. Trata-se de discutir o posicionamento político dos tropicalistas, tendo em vista sua integração nas estruturas da indústria cultural brasileira, especialmente a televisão, e o contexto político-social do regime autoritário da época. Especificamente, busca-se compreender o sentido político da narrativa tropicalista, considerando a temática da vida cotidiana brasileira do final dos anos 1960. Estaríamos de fato falando de uma contra hegemonia ou de mais uma forma de neutralização de conflitos políticos e contradições sociais? Para fins de alcance do objeto proposto, o principal referencial metodológico desta pesquisa é a Economia Política da Comunicação e da Cultura. A Tropicália enquanto expressão cultural-midiática será um objeto de estudo articulado com os elementos políticos e econômicos de seu contexto histórico-
Descrição: dc.descriptionThis master thesis focuses on the tropicalist media-cultural movement that took place in Brazil between 1967 and 1968 and starred Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé and the São Paulo rock band “Os Mutantes”. The main objective of this work is to contribute with the debate about the political role of Tropicália, from the perspective of the Social Communication. Our purpose is to discuss the political position of tropicalists, considering their integration into the structures of Brazilian cultural industry, especially television, and the social political context of the authoritarian regime of the time. Specifically, we seek to understand the political meaning of the tropicalist narrative, considering the Brazilian daily life theme of the late 1960s. Would we really be talking about a counter hegemony or another way of neutralizing political conflicts and social contradictions? In order to reach the proposed object, the main methodological reference of this research is the Political Economy of Communication and Culture. Tropicália as a cultural-mediatic expression will be an object of study articulated with the political and economic elements of its historical context-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTropicália-
Palavras-chave: dc.subjectContra hegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectTropicália (música) – história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectCounter hegemony-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday-
Palavras-chave: dc.subjectCultural industry-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision-
Título: dc.titleParabolicamará: tropicália e a politização do cotidiano na TV-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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