Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Artur Barroso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8165573791698296 | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9742373808121966 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5813804226839410 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1153637574183228 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Letícia Francisco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767528 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológico | - |
Descrição: dc.description | The present work is a qualitative empirical study that seeks to understand how visitors to BioParque do Rio perceive the new zoo model that is more immersive, conservationist and concerned with animal welfare, through direct observation and interviews with visitors, comparing the current model with the old RioZoo. In addition, it seeks to understand how environmental education is disseminated to visitors, whether it is perceived by them and how it occurs. We saw that visitors liked the new model, as they believe it is a place that has nature, in addition to being a place of learning. The dissemination of knowledge can occur through the observation of the animals themselves and through the information boards that, in general, were not sought after by visitors. For many, it is a place that brings back childhood memories and a sense of happiness. This feeling is also perceived in the animals and the participants believe in a good quality of life for the captives. For scholars, the concept of nature can vary and for visitors it was no different. Some believe it is the same as the environment, including it. Others that are just animals. And there are those who attributed the word "life" as being the concept that sums it up. Thus, it is clear that there is a deficit in research in relation to the new zoo model. | - |
Descrição: dc.description | 54 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoológico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature | - |
Título: dc.title | Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: