A importância das interações nas práticas pedagógicas de 4ª para 5ª série do ensino fundamental de oito anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:34446621734-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Helena Amaral da-
Autor(es): dc.contributorCPF:85997552772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ondina Maria Alves de Almeida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767519-
Descrição: dc.descriptionBased on Vygotsky theoric s postulations, this work has the purpose og discussing and analysing the interactions observed in pedagogical practices in class-room, experienced by a group of teachers and students of a class passing from the 4th to the 5th serie of the eight years s fundamental education in a private net located at the Western Zone of the Rio de Janeiro city. For this purpose, a qualitative research has been adopted, having as instrument the observation s register done in the class-room of the elected group and questionnaires have been applied to the subjects that search: teachers and students of the 4th and 5th series. The data s analyse made according with the Content Analyse allowed three three categories to be stablished: passage from the 4th to the 5th serie; teacher-student interactions; student-student interactions. Based on that it is wished to identify the form by which these interaction s modalities affects the teaching-apprendiceship process, once difficulties are always related to that passage. Difference of conducts have been observed in the interaction of teacher-student from one year to another, so as differences in the pedagogical practices adopted by teachers according each considered serie. It has been noted that the different modalities of interaction occurred during this passage are not favourable to the developpment of the student s autonomy viewing the new demands and situations of teaching/apprenticeship which occurs in the 5th serie.-
Descrição: dc.descriptionA partir dos pressupostos teóricos de Vygotsky, este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as interações observadas nas práticas pedagógicas, em sala de aula, vividas por um grupo de professores e alunos de uma turma na passagem da 4ª para a 5ª série do ensino fundamental de oito anos, de uma escola da rede privada da zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos o registro de observações realizadas nas salas de aula da turma escolhida, e questionários aplicados aos sujeitos desta pesquisa: professores e alunos da 4ª e da 5ª série. A análise dos dados, feita de acordo com Análise de Conteúdo, permitiu que fossem estabelecidas três categorias: a passagem da 4ª para a 5ª série; interações professor-aluno; interações alunoaluno. Com isso, deseja-se identificar de que forma as modalidades dessas interações afetam o processo de ensino/aprendizagem, já que dificuldades sempre são relacionadas a essa passagem. Foram observadas diferenças de condutas nas interações professor-aluno de um ano para o outro, assim como diferenças nas práticas pedagógicas adotadas pelos professores, conforme cada série. Constatou-se que as diferentes modalidades de interação observadas nessa passagem não favorecem o desenvolvimento da autonomia do aluno em relação às novas exigências e situações de ensino-aprendizagem apresentadas na 5ª série.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S., l896-1934-
Palavras-chave: dc.subjectInterações-
Palavras-chave: dc.subjectPassagem da 4ª para a 5ª série-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsly-
Palavras-chave: dc.subjectInteractions-
Palavras-chave: dc.subjectPassage from the 4th to the 5th serie-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA importância das interações nas práticas pedagógicas de 4ª para 5ª série do ensino fundamental de oito anos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.