Uso da Web na promoção de educação em saúde bucal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorvino, Marcos Paulo Fonseca-
Autor(es): dc.contributorGroisman, Sonia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8783012100734503-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9428231322858047-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4792189079945220-
Autor(es): dc.creatorVogel, Renata Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767496-
Descrição: dc.descriptionNas políticas públicas de saúde busca-se por meio de ações de promoção de saúde, gerar conhecimento e conscientização sobre causas e formas de prevenção das principais doenças bucais, promovendo cidadania. Este estudo teve como objetivo verificar a aceitação e a aquisição de conhecimento, através da educação a distância (EAD), referente ao autocuidado para a manutenção da saúde bucal. A avaliação ocorreu na Escola Municipal Rotary do Brasil – Ilha do Governador – RJ, o público alvo compreendeu crianças do 4º e 5º ano variando na faixa etária entre 9 e 16 anos. Os exames foram realizados por um único examinador previamente treinado, no pátio da escola, sob luz natural, com o auxílio de espátula e palito de madeira e sem secagem. Para a avaliação da condição gengival foram utilizados os IPV e ISG. Ocorreram quatro encontros onde inicialmente avaliou-se os índices periodontais periodontal, logo após foi feita a distribuição de um questionário contendo 10 perguntas fechadas para que os escolares respondessem. Posteriormente foi ministrada a EAD via web e foi realizada escovação supervisionada. O período de tempo entre os encontros foram de 30 dias entre o 1º e o 2º e 60 dias entre os subseqüentes. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente. Utilizou-se o Teste Não- Paramétrico de Kruskall Wallis para avaliação dos indicadores de higiene oral (IPV e ISG), observou-se diferença estatisticamente significativa ao nível de 1% em relação ao percentual de IPV e percentual de ISG. Com relação aos questionários, os diferentes momentos foram comparados através do teste Xª (Qui-Quadrado), somente foi encontrada significância estatística ao nível de 5% na pergunta de número seis. Porém, ao avaliar o número de respostas corretas no primeiro e último encontro, em 100% das perguntas, obteve-se aumento significativo das respostas corretas. (p > 5 %). O estudo concluiu que a atividade educativa de saúde bucal via Web foi capaz de melhorar tanto a higiene oral quanto o nível de conhecimento relacionado ao assunto saúde bucal-
Descrição: dc.descriptionIn public health policies in Brazil, education were used in all areas, as well as in oral health, indifferent ways in order improve to knowledge about etiology causes and prevention of major oral diseases, are normally used by conventional oral lecture. This study aimed to verify the acceptance and acquisition of knowledge through web learning (ODL) related to self-care for the maintenance of oral health. The evaluation took place at the Municipal School of Rotary Brazil - Ilha do Governador - RJ, the study population was all children from the 4th and 5th school year, from 9 to 16 years old. The examinations were performed by a single examiner (RG), under natural light, with of a wooden toothpick and spatula. It was evaluated Visible Plaque Index (VPI) and Gingival Bleeding Index (GBI). The knowledge were tested before the initiation of the study and then evaluated after each web distance education moment. There were realized four web distances moments. The evaluation of knowledge were done trough a questionnaire containing 10 closed questions.The period of time between the meetings were 30 days between the 1st and 2nd and 60 days between subsequent. The data were tabulated and statistically analyzed. Non parametric test KrusKall Wallis was used to evaluated VPI and GBI. It was observed statistically differences at the level of 1% of significance. Concerning the questionnaires, the different moments were compared by chi- square (X2). Only the question number six presented a statistically significance at the level of 5%, however, the number of connect question between the first to the last moment, in 100% of the question were observed a significative increase of connect answers. (p> 5%). This study concluded that oral health education by web, was able to improve oral hygiene and knowledge related to oral health-
Descrição: dc.description87f.-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para saúde bucal-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectÍndices odontológicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde bucal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectWeb education-
Palavras-chave: dc.subjectOral health education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth promotion-
Palavras-chave: dc.subjectDental indexes-
Título: dc.titleUso da Web na promoção de educação em saúde bucal-
Título: dc.titleUse of the web education in oral health promotion-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.