A leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.creatorNeves, Larissa Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24455-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767491-
Descrição: dc.descriptionApresenta a definição de leitura e as possibilidades utilizadas no ato de ler. Enfatiza a importância da leitura na infância e sua relevância para fixação do hábito de leitura. Evidencia os benefícios da leitura na infância para o desenvolvimento infantil e vantagens levadas a vida adulta com a continuidade desta ação. Cita os diversos tipos de leitores infantis e suas características de leitura. Aponta algumas formas possíveis de apresentação do ato de ler e possibilidades de atuação do mediador. Destaca sobre a importância do papel do bibliotecário em bibliotecas infantis e a influência da mediação da leitura realizadas por bibliotecários para o público infantil. Declara a importância dos bibliotecários atuantes em bibliotecas infantis buscarem afinar competências e especialização necessária para as atividades exercidas neste espaço de cultura, informação e formação. Ressalta a necessidade da família, escola e biblioteca atuarem juntas no processo de formação do leitor. Evidencia a história e a transformação das formas de atuação das creches e pré-escolas no Brasil. Destaca a importância das bibliotecas infantis, suas características específicas e atividades que visam o desenvolvimento de leitores. Apresenta um estudo de caso realizado na Biblioteca Flor de Papel, localizada na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense (UEI-UFF), antiga Creche da Universidade Federal Fluminense (Creche UFF). Finaliza afirmando a importância do trabalho exercido em bibliotecas infantis por bibliotecários, sendo de grande relevância para a formação de leitores e desenvolvimento infantil. Constata a necessidade de novas pesquisas que abordem a biblioteca infantil de forma plena, além das competências e possíveis ações do bibliotecário atuante em bibliotecas infantis.-
Descrição: dc.descriptionIt presents the definition of reading and the possibilities used in the act of reading. Emphasizes the importance of reading in childhood and its relevance for fixing the habit of reading. It shows the benefits of reading in childhood for child development and advantages taken to adult life with the continuity of this action. Cites the various types of children's readers and their reading characteristics. It points out some possible forms of presentation of the act of reading and possibilities of action of the mediator. It highlights the importance of the role of the librarian in children's libraries and the influence of the mediation of reading carried out by librarians for the children's audience. Declares the importance of librarians working in children's libraries to seek to refine the skills and specialization necessary for the activities carried out in this area of culture, information and training. It highlights the need for the family, school and library to work together in the process of formation of the reader. It shows the history and the transformation of the forms of action of kindergartens and pre-schools in Brazil. It highlights the importance of children's libraries, their specific characteristics and activities aimed at the development of readers. It presents a case study carried out at the Flor de Papel Library, located at the Child Education Unit of the Federal Fluminense University (UEI-UFF), former Nursery of the Fluminense Federal University (UFF Nursery). It concludes by affirming the importance of the work carried out in children's libraries by librarians, being of great relevance for the formation of readers and children's development. It notes the need for new research that fully addresses the children's library, as well as the skills and possible actions of the librarian working in children's libraries.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas infantis-
Palavras-chave: dc.subjectMediação da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura na infância-
Palavras-chave: dc.subjectCreche na Universidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Flor de Papel-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's libraries-
Palavras-chave: dc.subjectMediation of reading-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian-
Palavras-chave: dc.subjectReading in childhood-
Palavras-chave: dc.subjectNursery of the Fluminense Federal University-
Palavras-chave: dc.subjectUnit of Infantile Education of the Fluminense Federal University-
Palavras-chave: dc.subjectPaper Flower Library-
Título: dc.titleA leitura na infância e o papel do bibliotecário em bibliotecas infantis: o caso da Biblioteca Flor de Papel-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.