Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Orlando Alves dos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12748564522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Cristiane Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:85584851787 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedrini, Alexandre Gusmão | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:21575185623 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6918956483557789 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Cássio Garcez dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17178 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767489 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work is to discuss the potentialities and limits of ecological hiking as a specific modality of Environmental Educational having ecologism as the theoretical reference. Thus, this study seeks to conceptualise, characterize and historicize ecological hiking, through the systematisation of information about the act of hiking and by establishing correlations with other activities such as excursionism, mountaniering and ecotourism. Based on the theoretical and conceptual framework of ecologism, the analysis problematises the practice of ecological hiking and seeks to understand it as an expression of the ecological movement and as a specific modality of Environmental Education. In order to investigate and theoretically consolidate the relation between ecological hiking, ecologism and Environmental Education, this study adopts the approach of emancipatory perspective of Environmental Education and is based on the education for critical consciousness preconised by Paulo Freire. The research is fundamented in the case study of the group Ecoando Ecologia e Caminhadas (Ecoando Ecology and Hiking) due to its longevity (thirteen years of existence) and to the fact that it proclaims itself as an ecology group. Ultimately, the work discusses the limits and the possibilities of ecological hiking as an Environmental Education practice, based on the perspective of ecologism, environmental education and the transformative praxis of the relationship between society and environment. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem por objetivo discutir as potencialidades e limites das caminhadas ecológicas enquanto modalidade específica de Educação Ambiental, tendo como referência teórica o ecologismo. Assim, busca-se conceituar, caracterizar e historiar as caminhadas ecológicas, sistematizando informações sobre o ato de caminhar, e estabelecer correlações com atividades próximas a esta prática como o excursionismo, o montanhismo e o ecoturismo. Baseando-se na abordagem teórico-conceitual do sistema de pensamento do ecologismo, problematiza-se as práticas das caminhadas ecológicas e busca-se entendê-las como expressão do movimento ecologista e uma modalidade específica de Educação Ambiental. Como forma de investigar e consolidar teoricamente a relação entre caminhadas ecológicas, ecologismo e Educação Ambiental, adota-se o viés da Educação Ambiental emancipatória, embasada na educação crítica preconizada por Paulo Freire. A pesquisa é fundamentada no estudo de caso do grupo Ecoando Ecologia e Caminhadas, devido à sua longevidade (13 anos) e ao fato do mesmo se assumir como grupo ecologista. Por fim, discute-se os limites e as possibilidades das caminhadas ecológicas enquanto prática de Educação Ambiental, tomando como referência o ecologismo, a educação ambiental e a práxis transformadora das relações entre a sociedade e o meio ambiente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | Multidisciplinar | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caminhadas ecológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Crítica. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecological Hiking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for critical consciousness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education. | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Educação Ambiental e ecologismo nas trilhas das caminhadas ecológicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: