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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carli, Ranieri | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor | Sirelli, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Adriana Tavares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767487 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho discutiremos o que leva o aluno à infrequência ou evasão escolar, o que causa seu desinteresse pela escola e a relação disso com a sociedade, o Estado e a família. Este trabalho tem também o objetivo dar visibilidade à sociedade e aos pais e/ou responsáveis por esses alunos sobre sua condição. A intenção é levá-los à reflexão, pois em alguns casos mesmo sem instrução esses são imprescindíveis na construção do processo educacional de seus filhos incentivando-os e auxiliando-os em suas atividades escolares, ressaltando a importância do acompanhamento da frequência escolar, o comportamento e o rendimento de seus filhos. Este trabalho ressalta também a importância, as formas de intervenção e as estratégias preventivas da Secretaria Municipal de Educação de Macaé para que essa situação não se perpetue, pois é fato de que o abandono e a infrequência escolar representam, desperdício das verbas da Educação, desencadeando em uma realidade futura bastante desfavorável para o município, na medida em que o alto índice de infrequência e evasão escolar reflitam no aumento das taxas de desemprego, subemprego, violência e criminalidade dentro de um município que cresce assustadoramente devido a sua grande demanda de força de trabalho nas mais diversas áreas. Nestes termos citamos o Assistente Social como um profissional indispensável no enfrentamento dessas causas e apesar de ainda não institucionalizado na Educação o Serviço Social se faz necessário e imprescindível nesse processo de retornar o aluno para a escola e de intervir para que este e outros não evadam. A obrigação de velar pela integral garantia de direito a ser educado envolve um conjunto de ações, em cujo desenvolvimento exige-se a participação do responsável, dos professores, da direção da escola e também de instituições de atendimento à criança ao adolescente em situação de dificuldade. Sendo assim, é fundamental estabelecer o diálogo, o comprometimento e fortalecimento de uma rede socioassistencial que promova condições que garantam a universalidade aqui mencionada | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Evasão e infrequência escolar: análise das causas da infrequência e evasão escolar no ensino fundamental no Município de Macaé | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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