Evasão e infrequência escolar: análise das causas da infrequência e evasão escolar no ensino fundamental no Município de Macaé

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarli, Ranieri-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Bruno-
Autor(es): dc.contributorSirelli, Paula-
Autor(es): dc.creatorPinto, Adriana Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5110-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767487-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho discutiremos o que leva o aluno à infrequência ou evasão escolar, o que causa seu desinteresse pela escola e a relação disso com a sociedade, o Estado e a família. Este trabalho tem também o objetivo dar visibilidade à sociedade e aos pais e/ou responsáveis por esses alunos sobre sua condição. A intenção é levá-los à reflexão, pois em alguns casos mesmo sem instrução esses são imprescindíveis na construção do processo educacional de seus filhos incentivando-os e auxiliando-os em suas atividades escolares, ressaltando a importância do acompanhamento da frequência escolar, o comportamento e o rendimento de seus filhos. Este trabalho ressalta também a importância, as formas de intervenção e as estratégias preventivas da Secretaria Municipal de Educação de Macaé para que essa situação não se perpetue, pois é fato de que o abandono e a infrequência escolar representam, desperdício das verbas da Educação, desencadeando em uma realidade futura bastante desfavorável para o município, na medida em que o alto índice de infrequência e evasão escolar reflitam no aumento das taxas de desemprego, subemprego, violência e criminalidade dentro de um município que cresce assustadoramente devido a sua grande demanda de força de trabalho nas mais diversas áreas. Nestes termos citamos o Assistente Social como um profissional indispensável no enfrentamento dessas causas e apesar de ainda não institucionalizado na Educação o Serviço Social se faz necessário e imprescindível nesse processo de retornar o aluno para a escola e de intervir para que este e outros não evadam. A obrigação de velar pela integral garantia de direito a ser educado envolve um conjunto de ações, em cujo desenvolvimento exige-se a participação do responsável, dos professores, da direção da escola e também de instituições de atendimento à criança ao adolescente em situação de dificuldade. Sendo assim, é fundamental estabelecer o diálogo, o comprometimento e fortalecimento de uma rede socioassistencial que promova condições que garantam a universalidade aqui mencionada-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEvasão e infrequência escolar: análise das causas da infrequência e evasão escolar no ensino fundamental no Município de Macaé-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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