Cumprimento da meta 4 do Plano Nacional de Educação: estudo realizado em Municípios da Região dos Lagos/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Waldeck-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flavia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorPintor, Nelma Alves Marques-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Ligiane Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767483-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa buscou analisar o cumprimento da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), no âmbito do ensino público, em municípios da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, com a intenção de identificar, em primeiro lugar, a forma como cada município caracteriza a implementação da Meta 4 do PNE em seus respectivos Planos Municipais de Educação e em seus documentos oficiais. A partir desta análise, pretendeu-se compreender como tal política está sendo efetivada por esses municípios, identificando suas particularidades, em diferentes aspectos da Meta, como acessibilidade, implantação de sala de recursos multifuncionais e formação continuada de professores para a Educação Inclusiva. Organizou-se o trabalho, inicialmente, a partir do estudo de conceitos referentes à política educacional, ao planejamento educacional, além de breve histórico da construção do PNE, da análise de sua Meta 4 e do percurso de sua formulação. Em seguida, apresentamos os caminhos percorridos pela educação especial até os dias atuais, destacando a perspectiva da educação inclusiva. A investigação se desenvolveu por meio de pesquisa qualitativa, que, com base na reflexão teórico-conceitual, especialmente em torno das categorias educação especial e inclusão, examinou documentos nacionais e locais e fez uso de registros e relatos de experiências recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores municipais. Com a investigação, foi possível observar que os municípios estudados possuem organização estruturada no desenvolvimento da política de inclusão, cada qual com suas particularidades bastante distintas, em diversos aspectos. Quanto à formação continuada de docentes da sala de aula comum para a educação inclusiva, foi observado que este aspecto precisa ter atenção maior dos governos municipais, principalmente no que se refere ao oferecimento de formação a todos, na perspectiva de uma preparação voltada para sensibilização quanto à inclusão, à diversidade e à diferença-
Descrição: dc.descriptionThe present research sought to analyze the fulfillment of Goal 4 of the National Education Plan (PNE), within the scope of public education, in municipalities in the Lakes Region of Rio de Janeiro, with the intention of identifying, first, the way each municipality characterized the implementation of Goal 4 of the PNE in their respective Municipal Education Plans and in their official documents. Based on this analysis, it was intended to understand how this policy is being implemented by such municipalities, identifying their particularities, in different aspects of the Meta, such as accessibility, implementation of a multifunctional resource room and continuing teacher education for inclusive education. Bulletin work was organized from the study of concepts related to educational policy, educational planning, in addition to a brief history of the construction of the PNE, the analysis of its Goal 4 and the route of its delivery. Then, we present the paths taken by special education to the present day, highlighting the perspective of inclusive education. The investigation is investigated through qualitative research, which, based on theoretical-conceptual reflection, especially around the categories special education and inclusion, examination of national and local documents and use of records and reports of experiences collected through semi-structured with teachers and municipal managers. With an investigation, it was possible to observe that the studied municipalities have a structured organization in the development of the inclusion policy, each one with its very distinct particularities, in different aspects. As for the continuing education of teachers in the common classroom for inclusive education, it was observed that this aspect needs greater attention from municipal governments, especially not regarding the provision of training to all, in the perspective of preparation aimed at raising awareness about inclusion, diversity and difference-
Descrição: dc.description247 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCumprimento da Meta 4 do PNE - Região dos Lagos/RJ-
Palavras-chave: dc.subjectPlano Nacional de Educação (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducation planning-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive special education-
Palavras-chave: dc.subjectCompliance with Goal 4 of the PNE - Região dos Lagos / RJ.-
Título: dc.titleCumprimento da meta 4 do Plano Nacional de Educação: estudo realizado em Municípios da Região dos Lagos/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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