Políticas públicas e intersetorialidade frente à epidemia de Zika vírus: desafios e estratégias nos casos de Pernambuco e do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLobato, Lenaura de Vasconcelos Costa-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Sandra Aparecida Venâncio de-
Autor(es): dc.contributorMendes, Alessandra Gomes-
Autor(es): dc.contributorMatta, Gustavo Correa-
Autor(es): dc.contributorArcoverde, Ana Cristina Brito-
Autor(es): dc.contributorHollanda, Eliane-
Autor(es): dc.creatorBeserra, Ingrid Karla da Nóbrega-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767479-
Descrição: dc.descriptionA presente tese analisa a implementação intersetorial de políticas públicas para o enfrentamento da epidemia do Zika Vírus (ZIKAV) pelo Estado brasileiro, tendo como referências empíricas os estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco. O período analítico compreende os anos de 2015 a 2019, tendo em vista o processo de emergência, descobertas, atuação estatal e direcionamento de respostas para o atendimento das particularidades vinculadas à saúde e à assistência social que deveriam ser operacionalizadas ao segmento mais afetado pelo processo, ou seja, as crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) e suas famílias. O estudo está inserido no campo da análise de políticas públicas, por meio do diálogo com o neoinstitucionalismo e de sua abordagem histórica. Essa abordagem se justifica dado o papel assumido pelas instituições e do grau de legitimidade que elas assumem na condução de estratégias, seja num processo de curto prazo, seja em singularidades que demandam ações permanentes. Apesar da epidemia em questão emergir numa conjuntura adversa, com cenários políticos e sociais desafiadores, não se pode deixar de considerar as particularidades históricas que envolvem a conformação das políticas públicas brasileiras. Desse modo, um dos argumentos para a composição da pesquisa é justamente a relação existente entre o Estado e os agentes que atuam no campo da implementação de políticas. No contexto epidêmico, apesar das incertezas sobre os aspectos vinculados à síndrome em questão, foi possível verificar experiências importantes conduzidas nos estados analisados, por meio das instituições e dos atores que nelas atuam. O estudo é de natureza qualitativa. Para a análise dos casos, foram selecionadas as categorias: coordenação, cooperação, estratégias e intersetorialidade. A coleta de informações aconteceu através de entrevistas a profissionais inseridos nas instituições estaduais e que apresentaram articulação direta com a temática. Na primeira etapa, foram entrevistados dezessete (17) profissionais, atuantes no Ministério da Saúde e no estado do Rio de Janeiro. Na segunda etapa, entrevistou-se 11 pessoas atuantes no estado de Pernambuco. A técnica de “bola de neve” foi adotada para a composição da amostragem. Destaca-se que a escolha dos dois estados analisados não aconteceu de forma aleatória. Relacionou-se à dimensão da epidemia em cada um dos territórios. Além das entrevistas, a pesquisa analisou o conjunto de normativas e dados disponibilizados pelas secretarias estaduais de saúde e de assistência social, bem como pelos seus respectivos ministérios. Os resultados apontaram que houve a implementação de ações significativas, porém a estrutura e os modelos utilizados na gestão das políticas públicas do país desafiam a efetivação de uma intersetorialidade de alta intensidade em contextos como aquele vinculado à epidemia do Zika Vírus.-
Descrição: dc.descriptionThe present academic work presented here analyzes the intersectoral implementation of public policies to fight the Zika Virus (ZIKAV) epidemic by the Brazilian State, having as empirical references the states of Rio de Janeiro and Pernambuco. The analytical period covers the years 2015 to 2019, in view of the emergency process, discoveries, state action and targeting responses to meet the particularities related to health and social care that should be operationalized to the segment most affected by the process, that is, children with Congenital Zika Virus Syndrome (SCZV) and their families. The study is inserted in the field of public policy analysis, through the dialogue with neoinstitutionalism and its historical approach. This approach is justified by the role assumed by the institutions and the degree of legitimacy they assume in conducting strategies, whether in a short-term process or in singularities that demand permanent actions. Despite the epidemic in question emerging in an adverse situation, with challenging political and social scenarios, one cannot fail to consider the historical particularities that involve the shaping of Brazilian public policies. Thus, one of the arguments for the composition of the research is precisely the relationship between the State and the agents that work in the field of policy implementation. In the epidemic context, despite the uncertainties about the aspects linked to the syndrome in question, it was possible to verify important experiences carried out in the analyzed states, through the institutions and actors who work in them. The study is qualitative. For the analysis of the cases, the following categories were selected: coordination, cooperation, strategies and intersectoriality. The collection of information took place through interviews with professionals working in state institutions and who presented direct articulation with the theme. In the first stage, seventeen (17) professionals working in the Ministry of Health and in the State of Rio de Janeiro were interviewed. In the second stage, 11 people working in the State of Pernambuco were interviewed. The “snowball” technique was adopted for the sampling composition. It is noteworthy that the choice of the two analyzed states did not happen randomly. It was related to the scale of the epidemic in each of the territories. In addition to the interviews, the research analyzed the set of regulations and data provided by the state health and social assistance secretariats, as well as by their respective ministries. The results showed that there was the implementation of significant actions, but the structure and models used in the management of public policies in the country challenges the implementation of a high intensity intersectoriality in contexts such as that linked to the Zika Virus epidemic.-
Descrição: dc.description309 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNeoinstitucionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectIntersetorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectVírus zika-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de políticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectZika vírus-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica social-
Palavras-chave: dc.subjectPolicy analysis-
Palavras-chave: dc.subjectNeoinstitutionalism-
Palavras-chave: dc.subjectImplementation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectoriality-
Palavras-chave: dc.subjectVirus zika-
Título: dc.titlePolíticas públicas e intersetorialidade frente à epidemia de Zika vírus: desafios e estratégias nos casos de Pernambuco e do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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