Avaliação de eficiência de filiais de uma empresa de moda varejista por meio de análise envoltória de dados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeza, Lidia Angulo-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Nissia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.creatorHaar, Bárbara Swan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767470-
Descrição: dc.descriptionDiante do atual cenário mundial, o mercado da moda permanece em processo de recuperação e voltou a crescer depois de uma grande queda devido a Pandemia da Covid-19. Com os recentes avanços tecnológicos, torna-se cada vez mais comum a análise das variáveis almejando tomadas de decisão e uso eficiente de recursos. Dessa forma, no trabalho em questão, foi feita uma análise da eficiência de lojas de uma rede de varejo de moda, por meio da utilização de um modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA). Para o estudo, são considerados como inputs o número de funcionários e a área das filiais, enquanto os outputs são o número de produtos vendidos e a receita. Os dados correspondem ao terceiro trimestre de 2022, para 67 filiais da rede. Como o objetivo do estudo foi o de potencializar o crescimento das vendas das lojas, sem modificar os custos operacionais envolvidos, como os gastos com funcionários, aluguel e manutenção, foi escolhido o modelo CCR com orientação a output. Os resultados encontrados possibilitam à empresa analisar a eficiência de suas filiais e como as variáveis usadas influenciam na própria empresa. Com o resultado, é possível também dizer se a classificação prévia das lojas, que dita a distribuição de roupa para elas mesmas, faz sentido no cenário atual da empresa; e propor uma nova classificação, além de definir planos de ação para a melhoria dos pontos que tornam as filiais ineficientes, por meio dos alvos encontrados. Com a classificação adequada, é possível otimizar a distribuição de produtos entre as filiais, desde a quantidade e a variedade enviadas, até o preço dos produtos, visando a crescimento geral da empresa.-
Descrição: dc.descriptionIn view of the current global scenario, the fashion market remains in the process of recovery and has returned to growth after a major decline due to the Covid-19 Pandemic. With recent technological advances, the analysis of variables aiming at decision-making and efficient use of resources is becoming more common. Therefore, in this work, an analysis of the efficiency of stores in a fashion retail chain was carried out, through the use of a Data Envelopment Analysis (DEA) model. For the study, the number of employees and the branch area are considered inputs, while the outputs are the number of products sold and revenue. Initially, it was considered to use profit over revenue, represented by revenue minus the total cost of the operation, however, after a first analysis, it was chosen to use revenue. The data corresponds to the third quarter of 2022, for 67 branches of the retail chain. As the purpose of the study was to boost store sales growth, without changing the operating costs involved, the CCR model with an output orientation was chosen. The results found allow the company to analyze the efficiency of its branches and how the variables used influence the company itself. With the result, it is also possible to see if the previous classification of the stores, which dictates the distribution of clothes for themselves, makes sense in the current scenario of the company; and propose a new classification, in addition to defining action plans to improve points that make branches inefficient, through the found points. With the proper classification, it is possible to optimize the distribution of products among the branches, from the quantity and variety sent, to the price of the products, aiming at the general growth of the company.-
Descrição: dc.description68 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Envoltória de Dados (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectComércio Varejista-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectClassificação-
Palavras-chave: dc.subjectFronteira Invertida-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Envoltória de Dados (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectComércio varejista-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectData Envelopment Analysis (DEA)-
Palavras-chave: dc.subjectRetail Market-
Palavras-chave: dc.subjectEfficiency-
Palavras-chave: dc.subjectClassification-
Palavras-chave: dc.subjectInverted Frontier Method-
Título: dc.titleAvaliação de eficiência de filiais de uma empresa de moda varejista por meio de análise envoltória de dados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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