Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roboredo, Marcos Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maria Helena Campos Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Valdecy | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Anna Paula de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:17:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:17:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3943 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767467 | - |
Descrição: dc.description | Os custos de transporte podem representar uma parte significativa dos custos de logística totais de uma empresa. Portanto, uma tomada de decisão nessa área tem um grande impacto no fluxo de caixa da organização. Para auxiliar uma decisão estratégica eficiente, a Pesquisa Operacional fornece uma série de modelos e métodos. Apesar disso, diversas empresas tomam decisões associadas ao transporte sem o uso de ferramentas de auxílios, o que pode levar a decisões com altos custos associados. Este trabalho visa então aperfeiçoar a metodologia de entrega de produtos do centro de distribuição a clientes de uma empresa do setor alimentício. Esta empresa atualmente não possui nenhum modelo que auxilie na obtenção das rotas a serem seguidas por cada veículo. Neste contexto, é proposto neste trabalho um modelo de programação linear inteira que define a rota de cada veículo, visando minimizar os custos totais associados ao consumo de combustíveis. Além das restrições básicas de modelos de roteamento, são propostas restrições específicas com intuito de tornar o modelo aplicável na prática. O modelo foi testado em instâncias baseadas em dados reais, onde foi capaz de encontrar boas soluções em aceitáveis tempos computacionais | - |
Descrição: dc.description | The transportation cost can represent a significant part of the total logistics cost of a company. Therefore, a decision-making in this area has a huge impact in the organizational cash flow. To support an efficient strategic decision, the Operational Research supplies a series of models and methods. Despite this, many companies make decisions associated to transportation without using support tools, which can lead to decisions with high cost associated with. This project seeks to optimize the distribution of products to customers in a food business. This company nowadays does not use any model which helps to obtain routes to be followed by each vehicle. In this context, it is presented in this project an integer linear programming model that finds each vehicle route, minimizing the total cost associated to fuel consumption. Besides the routing model basic constraints, it is proposed specific one in order to transform the model in an applicable one in practice. The model was tested in instances based on real inputs, where it was able to find good solutions in reasonable computational times | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa operacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação inteira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteamento de veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa operacional (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problema de roteamento de veículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação inteira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Operations research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Routing problem | - |
Título: dc.title | Roteamento de veículos: um estudo de caso em uma empresa de produtos alimentícios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: