Saberes e fazeres de práticas interdisciplinares em contextos pedagógicos da microrregião de Santo Antônio de Pádua

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, Daniel Costa de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Amanda Luíza-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lygia Maria de Faria Lima e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24486-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767459-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visou investigar como se efetivam as práticas interdisciplinares nos projetos pedagógicos de saberes e fazeres de professores e coordenadores pedagógicos no cotidiano do Ensino Médio nas escolas da rede estadual da microrregião de Santo Antônio de Pádua-RJ. Através de uma abordagem de metodologia qualitativa, este trabalho objetivou-se em: análise de dados coletados, análise documental, entrevista com coordenadores pedagógicos e questionário aplicado aos professores. A partir desta pesquisa, procurou-se, ainda, investigar o uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação como um horizonte para a coexistência de práticas interdisciplinares e aprendizagem. Preocupou-se, ainda, investigar, a aproximação do paradigma da ciência e do senso comum nos Projetos Políticos Pedagógicos. Para atingir os objetivos propostos, buscou-se em autores como Paulo Freire, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Maurice Tardif, Boaventura de Sousa Santos, etc, fundamentações que compreendam o universo do saber e do fazer de professores e de coordenadores pedagógicos através de um olhar interdisciplinar que envolve a magia das práticas e a essência de seus movimentos. Ao final desta pesquisa, buscou-se contribuir para uma reflexão sobre o fazer e o saber dos cotidianos escolares através de uma perspectiva interdisciplinar que se aprende e que se vive-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to investigate how interdisciplinary practices are implemented in the pedagogical projects of knowledge and practice of teachers and pedagogical coordinators in the daily life of high school in the schools of the Santo Antônio de Pádua-RJ microregion. Through a qualitative approach, This work aimed at: analysis of collected data, document analysis, interview with pedagogical coordinators and questionnaire applied to teachers. From this research, we also sought to investigate the use of TDCI (Digital Communication and Information Technologies) as a horizon for the coexistence of interdisciplinary practices and learning. It was also concerned to investigate, the approximation of the science paradigm. and common sense in Pedagogical Political Projects. In order to reach the proposed objectives, authors such as Paulo Freire, Ivani Catarina Arantes Farm, Maurice Tardif, Boaventura de Sousa Santos, etc., were searched for foundations that understand the universe of knowledge and practice of teachers and pedagogical coordinators through a look interdisciplinary approach that involves the magic of practices and the essence of their movements. At the end of this research, we sought to contribute to a reflection on doing and knowledge of school daily through an interdisciplinary perspective that is learned and lived-
Descrição: dc.description111 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas interdisciplinares-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes-
Palavras-chave: dc.subjectFazeres-
Palavras-chave: dc.subjectDocentes-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary practices-
Palavras-chave: dc.subjectTo know-
Palavras-chave: dc.subjectTo do-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Título: dc.titleSaberes e fazeres de práticas interdisciplinares em contextos pedagógicos da microrregião de Santo Antônio de Pádua-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.