Saberes de pais /responsáveis e funcionários de Centros de Educação Infantil de Petrópolis, RJ, sobre parasitoses intestinais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaior, Cláudia Maria Antunes Uchôa Souto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6497429037051108-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Alynne da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5840756311006006-
Autor(es): dc.contributorGarrido, Aldira Samantha Teixeira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2190032216774754-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4232237145746264-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Mayara Romling-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27693-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767454-
Descrição: dc.descriptionAs parasitoses intestinais ainda são consideradas um grave problema de saúde pública no Brasil, sendo constantemente associadas a quadros de diarreia e desnutrição. Esses fatores em conjunto influenciam diretamente no rendimento escolar e pré-escolar, tanto físico como intelectual, dos indivíduos infectados, principalmente as crianças. A falta de conhecimento ou nível insatisfatório de informações sobre parasitos intestinais e sua profilaxia tem sido considerado por diversos estudos como uma das principais causas da ocorrência de parasitoses. Desta forma, quanto mais conhecimento sobre a doença, melhor poderá ser a adesão ao tratamento. A educação em saúde constitui uma ferramenta indispensável para promoção da saúde da população e neste contexto insere-se a prática do profissional enfermeiro na atenção básica. Baseado nestas informações, foi proposto um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualiquantitativa, relacionado a identificação do conhecimento sobre parasitoses intestinais de funcionários e pais/responsáveis de crianças de dois Centros de Educação Infantil de Petrópolis-RJ, um localizado no Centro e outro em Pedro do Rio, por meio de um questionário. O questionário foi constituído por sete perguntas com objetivo de identificar conceitos, etiologia, habitat, transmissão e profilaxia sobre parasitos intestinais. Participaram do estudo 57,1% (48/84) de pais/responsáveis por crianças e 48,4% (16/33) funcionários pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os funcionários e 45/48 (93,8%) pais/responsáveis responderam ao questionário de saberes. Na definição de parasitoses intestinais 3,3% (2/61) dos participantes responderam de forma correta. Nas respostas parcialmente corretas houve associação principalmente ao termo vermes, e observou-se pouco conhecimento sobre protozoários, com entendimento de que os termos verme e parasito intestinal seriam sinônimos. Como exemplos de parasitos, lombriga foi o termo mais frequente. A maioria dos participantes relacionou o habitat como barriga ou intestino de forma correta. Quanto a transmissão evidenciou-se que a maioria dos pais/responsáveis e dos funcionários respondeu de forma correta ou parcialmente correta, relacionado a alimentos e água contaminados, mãos sujas, terra e boca. Todos os participantes identificaram que as parasitoses intestinais representam risco para a saúde, porém alguns não justificaram. Quanto a prevenção a maioria respondeu corretamente, havendo respostas incompletas. Apesar da existência de informações corretas, em 6/7 parâmetros pode-se observar a coexistência de informações incorretas ou fragmentadas, o que representa um risco para aquisição de parasitoses intestinais. Cabe ao profissional enfermeiro priorizar ações educativas voltadas para parasitoses intestinais no sentido de possibilitar a formação de cidadão capazes de intervir na comunidade onde se inserem, possibilitando um desenvolvimento infantil saudável e um futuro sólido a sociedade.-
Descrição: dc.descriptionIntestinal parasites are still considered a serious public health problem in Brazil, being constantly associated with diarrhea and malnutrition. These factors together directly influence the acholar and pre-school performance, both physical and intellectual, of infected individuals, especially children. The lack of knowledge or unsatisfactory level of information about intestinal parasites and their prophylaxis has been considered by several studies as one of the main causes of the occurrence of parasitosis. In this way, the more knowledge about the disease, the better it may be adherence to treatment. Health education is an indispensable tool to promote the health of the population, and in this context the practice of the nurse practitioner in primary care is inserted. Based on this information, it was proposed a descriptive and exploratory study of a qualitative and quantitative approach, related to the identification of knowledge about intestinal parasitosis of employees and parents/guardians of children of two Kindergarten Centers of Petrópolis-RJ, one located in the Downtown and another in Pedro do Rio through a questionnaire. The questionnaire consisted of seven questions aiming to identify concepts, etiology, habitat, transmission and prophylaxis on intestinal parasites. 57.1% (48/84) of parents/guardians of the children and 48.4% (16/33) employees participated in the study, both signing the Informed Consent Term. All employees and 45/48 (93.8%) parents /guardians answered the knowledge questionnaire. In the definition of intestinal parasitoses 3.3% (2/61) of the participants answered correctly. In the partially correct answers there was an association mainly with the term worms, and little knowledge was known about protozoa, with the understanding that the terms worm and intestinal parasite would be synonymous. As examples of parasites, “lombriga” (Ascaris lumbricoides) was the most frequent term. Most participants related the habitat to the belly or intestine correctly. Regarding the transmission, it was evidenced that most parents / guardians and employees responded correctly or partially correctly, relating to contaminated food and water, dirty hands, earth and mouth. All participants identified intestinal parasites as being at risk for health, but some did not justify. As for prevention, the majority responded correctly although with incomplete answers. Despite the existence of correct information, in 6/7 parameters one can observe the coexistence of incorrect or fragmented information, which represents a risk for the acquisition of intestinal parasitosis. It is up to the professional nurse to prioritize educational actions aimed at intestinal parasitosis in order to enable the formation of citizens capable of intervening in the community where they are inserted, enabling healthy child development and a solid future for society.-
Descrição: dc.description48 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectParasitoses intestinais-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectDiarreia-
Palavras-chave: dc.subjectDesnutrição-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectIntestinal parasitosis-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Título: dc.titleSaberes de pais /responsáveis e funcionários de Centros de Educação Infantil de Petrópolis, RJ, sobre parasitoses intestinais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.