Proposta de ferramenta para distribuição de material publicitário: um estudo de caso em uma multinacional no ramo de cosméticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergiante, Nissia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorMello, Maria Helena Campos Soares de-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorMarinho, Aline Bateman Vasconcellos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767413-
Descrição: dc.descriptionO envio de material publicitário é uma prática comum entre as grandes empresas. Tal ação requer altos investimentos com envios, garantindo que os materiais sejam corretamente implementados nos pontos de venda. Por sua vez, estes têm por função aumentar o giro na gôndola, chamando a atenção do consumidor e impulsionando as vendas. Para a empresa objeto de estudo deste trabalho, a não existência de um racional (estimativa numérica) de envio culminou na perda de efetividade na implementação e dificuldade de compreensão das particularidades de sua malha de clientes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar as principais necessidades de seus clientes, compreendendo as particularidades para envio e implementações de materiais publicitários com a finalidade de oferecer uma ferramenta que calcule as quantidades ideais a serem enviadas para cada cliente. Para tanto, foi aplicado o método AHP a fim de definir as prioridades de ativação de cada tipo de material publicitário por cada categoria atendida pelos clientes. Os insumos gerados pelo método foram utilizados para a construção da planilha final que fornece as quantidades ideais de envio de cada material escolhido. A aplicação deste novo racional de envio garantiu agilidade no processo, atendeu toda a malha de clientes e permitiu que houvesse um controle histórico dos envios (fato até o momento inédito). Isto foi primordial para envios alinhados com as necessidades reais dos clientes e retorno do investimento realizado com a fabricação desses materiais-
Descrição: dc.descriptionSending advertising material is a common practice among large companies. Such action requires high investments with shipments, ensuring that materials are properly implemented at points of sale. In turn, these have the function of increasing turnover in the gondola, calling the attention of the shopper and driving sales. For this tese, the lack of a rational sending culminated in the loss of effectiveness in the implementation and difficulty in understanding the particularities of its network of customers. In this sense, the objective of this study was to evaluate the needs of its customers, including the specifics for sending and advertising materials implementations in order to provide a way that calculates the optimal quantities to be sent to each client. Thus, the AHP method was applied to define the activation priority of each type of advertising material for each category attended by customers. The inputs were generated by the method used to construct the final sheet that provides optimum shipping quantities of each material chosen. The application of this new rational shipping assured agility in the process, met all customers and let it be a historical control of shipments (fact until the unique moment). This was paramount to the assertiveness of the items and return on investment with the manufacture of these materials-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulticritério-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial publicitário-
Palavras-chave: dc.subjectAHP-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectMultiatributo-
Palavras-chave: dc.subjectApoio multicritério à decisão-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectMulticriteria-
Palavras-chave: dc.subjectAdvertising material-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytic Hierarchi Process-
Palavras-chave: dc.subjectDecision making-
Palavras-chave: dc.subjectMulti atribute-
Título: dc.titleProposta de ferramenta para distribuição de material publicitário: um estudo de caso em uma multinacional no ramo de cosméticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.