O papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento de Soft Skills para a empregabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorRamos, Ana Maria Lana-
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Bianca Sampaio e Melo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:17:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:17:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25115-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767405-
Descrição: dc.descriptionConsiderando as elevadas taxas de desemprego no Brasil e a inadequação de postos de trabalho a graduados atuantes no mercado, o presente trabalho busca compreender qual é o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) em apoiar a empregabilidade de graduados a partir das soft skills. Esse trabalho analisa 100 artigos relacionados ao tema, presentes na base Scopus, com auxílio da plataforma EndNote e NVivo. Os procedimentos da pesquisa compreendem: coleta e busca qualitativa, analise qualitativa, formação da matriz resumo, análise qualitativa-quantitativa, proposição de estrutura de referência. Através da amostra estudada, descobre-se que as Instituições de Ensino Superior são uma das responsáveis pelo desenvolvimento de soft skills para a empregabilidade, isso pode ser feito por meios internos, como o método de Ensino-Aprendizagem, à orientação do desenvolvimento das soft skills por meios externos à IES como o trabalho voluntário. Assim, a pesquisa aponta os responsáveis e diversos meios para esse desenvolvimento também. Por fim, sugere que IES, Governo e Mercado devem colaborar para o alinhamento de expectativas e meios de desenvolvimento. Nesse contexto, o tema estudado, do papel das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de soft skills para a empregabilidade é fundamental para a atuação de graduados no mercado e diminuição da taxa de desemprego, logo, pretende-se estimular a continuidade dos estudos e investimentos nessa área.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the high unemployment rates in Brazil and the inadequacy of job positions graduates are in, in the labour market, the present work seeks to understand what is the role of Higher Education Institutions (HEIs) in supporting the employability of graduates by the development of soft skills. This study analyzes 100 articles related to the theme, from Scopus database, with the support of the EndNote and NVivo platform. The research procedure follows the collection and qualitative search, qualitative analysis, formation of the summary matrix, qualitative-quantitative analysis and a proposition of a reference structure. Through the studied sample, it is discovered that Higher Education Institutions are one of the responsibles for the development of soft skills for employability, this can be done from internal means, such as the Teaching-Learning Method, to the guidance of how to develop soft skills by external HEIs means, such as voluntary work. Thus, the research indicates the responsible ones and ways for a graduate to development soft skills that are important for the labour maket. It also suggests that HEIs, government and labour market should collaborate to align expectations and means of development. Therefore, the study of the role of Higher Education Institutions in supporting the development of soft skills for employability, is fundamental for the performance of graduates in the labour market and the reduction of the unemployment rate, therefore, it intendeds to encourage the continuity of studies and investments in this area.-
Descrição: dc.description72 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSoft skills. Instituições de Ensino Superior. Empregabilidade. Graduado. Dados bibliométricos.-
Palavras-chave: dc.subjectEmpregabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições Científicas e Tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometria-
Palavras-chave: dc.subjectSoft skills. Higher Education Institutions. Employability. Graduate. Blibliometric data.-
Título: dc.titleO papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento de Soft Skills para a empregabilidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.