"Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaixão, Rita Leal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1541026629596914-
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296-
Autor(es): dc.contributorMartins, Daniel Ganzarolli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4416080132065813-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcos Felipe Vital da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0592657961510558-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5545344258929342-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bárbara Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767374-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo de um jogo didático baseado em Role Playing Games (RPGs) sobre a Baía de Guanabara, primordialmente a região da ESEC da Guanabara. Tendo em vista o panorama histórico da educação brasileira, como o currículo do Ensino Básico foi planejado e reformulado ao longo dos anos e como a matéria escolar Biologia emergiu, somos capazes de entender as dificuldades e as possibilidades de como inserir um recurso didático neste cenário. Quando trazemos luz para a atividade lúdica e os jogos didáticos no ensino, vemos inúmeras formas de poder fazer com que o conteúdo se torne interessante e seja tratado para os alunos, podendo alterar, inclusive, a relação docente e discente em âmbito escolar. Além disso, um tipo de jogo que está novamente em alta são os RPGs, que permitem com que o aluno adquira autonomia e se torne o protagonista da história, vivenciando os eventos narrados. É nesse âmbito que trago a Baía de Guanabara, um importante ecossistema que permeia 16 municípios distintos dos quais poucos alunos têm conhecimento, não só isso como, apesar de estar no centro do Estado do Rio de Janeiro, é uma das maiores e importantes bacias hidrográficas do Brasil. Não só a Biologia da Baía de Guanabara é relevante como sua função social e subsidiária. Devido a isso, este foi o cenário para ser produzido o protótipo do jogo de RPG intitulado "Guará, em busca do sonho escarlate"-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to develop a prototype of a didactic game based on Role Playing Games (RPGs) on Guanabara Bay, primarily the ESEC region of Guanabara. Bearing in mind the historical panorama of Brazilian education, how the Basic Education curriculum was developed and reformulated over the years and how the school subject Biology emerged, we can understand the difficulties and possibilities of how to insert a didactic resource in this scenario. When we bring light to the ludic activity and didactic games in teaching, we see countless ways to make the content interesting and to be treated for the students, which can even change the teacher-student relationship in the school environment. In addition, a type of game that is on the rise again are RPGs, which allow the student to acquire autonomy and become the protagonist of the story, experiencing the narrated events. It is in this context that I bring Guanabara Bay, an important ecosystem that permeates 16 different municipalities of which few students are aware, not only that but, despite being in the center of the State of Rio de Janeiro, it is one of the largest and most important hydrographic basins from Brazil. Not only is the Biology of Guanabara Bay relevant, but also its social and subordinate function. Because of this, this was the scenario for the development of the prototype of the role-playing game entitled "Guará, in search of the scarlet dream".-
Descrição: dc.description99 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRole playing game (RPG)-
Palavras-chave: dc.subjectBaía de Guanabara-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectRole playing game (RPG)-
Palavras-chave: dc.subjectGuanabara Bay-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic resource-
Título: dc.title"Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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