Neurociências e teorias da educação: estratégias que buscam a eficiência na aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Gláucio Braga-
Autor(es): dc.contributorMelendez, Luana Bacellar-
Autor(es): dc.creatorLima, Gabriel Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767364-
Descrição: dc.descriptionAo longo do curso de graduação de licenciatura em Química, os graduandos realizam importantes estudos acerca de conteúdos específicos à disciplina, e sobre muitos conteúdos pertencentes às áreas de matemática, biologia e física. Estes conhecimentos são os alicerces para o entendimento das ciências naturais. O aprofundamento intelectual nestas áreas permite que o graduando desenvolva compreensão clara, ampla e objetiva em relação aos fenômenos que ocorrem com a matéria e com a energia em suas diversas formas. Além das áreas de conhecimento citadas, o graduando deve realizar estudos acerca de conteúdos pertencentes às disciplinas no campo das ciências humanas, como psicologia da educação, didática e pesquisa e prática de ensino. Estas disciplinas são extremamente importantes para a formação dos professores, pois promovem reflexões acerca das relações interpessoais e das práticas didático-pedagógicas. Esta monografia busca investigar e estudar características inerentes aos processos de ensino-aprendizagem de modo que se estabeleçam conexões entre as ciências humanas e as ciências naturais. A dinâmica de ensino-aprendizagem no âmbito escolar se dá com a troca de informações entre professores e educandos por meio das relações interpessoais. Estas informações podem ser captadas, interpretadas, compreendidas e armazenadas para a construção de conhecimentos. Podemos pensar em tais relações integrando considerações tanto das ciências da natureza, quanto das ciências humanas. A área de neurociências mostra-se como um elo entre os aspectos físicos, químicos e biológicos que ocorrem durante uma abordagem pedagógica. Portanto, considerar os aspectos das neurociências é uma imprescindível ferramenta para que o professor contemporâneo possa inovar suas metodologias didáticas de modo a buscar maior eficiência ao ensinar química-
Descrição: dc.descriptionDuring Chemistry graduation course, students must learn important aspects about natural sciences to develop skills not only in chemistry, but in biology, physics and mathematics. To learn these subjects allows that the undergraduate student to develop a clear, wide and straight comprehension about phenomena related to matter and energy in its different forms. Beyond those fields of knowledge, the undergraduate students must to profoundly develop comprehension in human sciences field, studying subjects such as educational psychology, didactics and research teaching practices. These are extremely important subjects that provide the development of self-questions in student’s minds, to make them think about human relations and about the aspects related to the processes that occur during information exchange between teachers and students. This monograph is intended to study and explore characteristics from teaching-learning processes that often occur in high schools. It is intended to unify different considerations inside natural sciences and human sciences, through neurosciences, identifying compatible points to perform connections that allow the chemistry teacher to create new methods to successfully provide the development of meaningful learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração das ciências naturais e das ciências humanas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiências humanas-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectNeurosciences-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectNatural sciences and human sciences integration-
Título: dc.titleNeurociências e teorias da educação: estratégias que buscam a eficiência na aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.