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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Profeta, Graciela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Patrícia de Melo Abrita | - |
Autor(es): dc.contributor | Aredes, Alan Figueiredo de | - |
Autor(es): dc.creator | ALMEIDA, PEDRO SANTOS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767355 | - |
Descrição: dc.description | A indústria automobilística desempenha um papel crucial na dinâmica econômica, não só brasileira, como também mundial, devido ao seu alto valor agregado, aspectos tecnológicos, promoção do desenvolvimento e qualificação do setor industrial para o país. Com isso o setor atrai atenção de políticas governamentais para que haja incentivo ao crescimento da produção. Observa-se que o segmento de carros 1000 cilindradas no Brasil é dominado por cinco grandes empresas Fiat, Ford, General Motors. Renault e Volkswagen. Com isso, o objetivo deste estudo foi determinar a característica da demanda por carros 1000 cilindradas e mensurar o peso morto ocasionado por um eventual poder de mercado no segmento de carros 1000 cilindradas no Brasil, considerando o período de 2005 a 2014. Para dar sustentação teórica às discussões e análises propostas no trabalho, utilizou-se como referencial as discussões apresentadas por autores da teoria microeconômica, dos estudiosos da Nova Organização Industrial e Empírica (NEIO) e também de discussões sobre o cálculo do DWL que mensura o peso morto, geralmente presente em mercados concentrados. No que tange a análise empírica, utilizou-se de abordagem econométrica com modelos de dados em painel para encontrar os coeficientes da relação entre a demanda por carros 1000 cilindradas no Brasil e seus determinantes e a partir desses calculou-se o DWL. Portanto, a partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que o mercado carros 1000 cilindradas no Brasil, de 2005 a 2014, apresentou-se concentrado; que as estimativas econométricas encontradas para a demanda indicaram para demanda inelástica ao preço; e, que também se notou um significativo valor para o peso morto neste segmento. Neste caso, não se rejeitou a hipótese de perda de bem-estar social no setor automobilístico, em específico, no segmento de carros 1000 cilindradas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carros 1000 cilindradas no Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concentração de mercado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Características da demanda | - |
Palavras-chave: dc.subject | DWL | - |
Título: dc.title | ANÁLISE DA DEMANDA E MENSURAÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL NO SEGMENTO DE CARROS 1000 CILINDRADA NO BRASIL, NO PERÍODO DE 2005 A 2014 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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