ANÁLISE DA DEMANDA E MENSURAÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL NO SEGMENTO DE CARROS 1000 CILINDRADA NO BRASIL, NO PERÍODO DE 2005 A 2014

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorProfeta, Graciela Aparecida-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorAredes, Alan Figueiredo de-
Autor(es): dc.creatorALMEIDA, PEDRO SANTOS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767355-
Descrição: dc.descriptionA indústria automobilística desempenha um papel crucial na dinâmica econômica, não só brasileira, como também mundial, devido ao seu alto valor agregado, aspectos tecnológicos, promoção do desenvolvimento e qualificação do setor industrial para o país. Com isso o setor atrai atenção de políticas governamentais para que haja incentivo ao crescimento da produção. Observa-se que o segmento de carros 1000 cilindradas no Brasil é dominado por cinco grandes empresas Fiat, Ford, General Motors. Renault e Volkswagen. Com isso, o objetivo deste estudo foi determinar a característica da demanda por carros 1000 cilindradas e mensurar o peso morto ocasionado por um eventual poder de mercado no segmento de carros 1000 cilindradas no Brasil, considerando o período de 2005 a 2014. Para dar sustentação teórica às discussões e análises propostas no trabalho, utilizou-se como referencial as discussões apresentadas por autores da teoria microeconômica, dos estudiosos da Nova Organização Industrial e Empírica (NEIO) e também de discussões sobre o cálculo do DWL que mensura o peso morto, geralmente presente em mercados concentrados. No que tange a análise empírica, utilizou-se de abordagem econométrica com modelos de dados em painel para encontrar os coeficientes da relação entre a demanda por carros 1000 cilindradas no Brasil e seus determinantes e a partir desses calculou-se o DWL. Portanto, a partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que o mercado carros 1000 cilindradas no Brasil, de 2005 a 2014, apresentou-se concentrado; que as estimativas econométricas encontradas para a demanda indicaram para demanda inelástica ao preço; e, que também se notou um significativo valor para o peso morto neste segmento. Neste caso, não se rejeitou a hipótese de perda de bem-estar social no setor automobilístico, em específico, no segmento de carros 1000 cilindradas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCarros 1000 cilindradas no Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectConcentração de mercado-
Palavras-chave: dc.subjectCaracterísticas da demanda-
Palavras-chave: dc.subjectDWL-
Título: dc.titleANÁLISE DA DEMANDA E MENSURAÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL NO SEGMENTO DE CARROS 1000 CILINDRADA NO BRASIL, NO PERÍODO DE 2005 A 2014-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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