Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Copollilo, Martha Lenora Queiroz | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Aurélio Pitanga | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Sérgio Ricardo Aboud | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Kayo Cesar dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10585 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767339 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo discutir e reforçar a relevância dos jogos populares como importantes artefatos culturais - inseridos como um elemento da cultura corporal do movimento e, portanto, considerados como uma importante ferramenta educacional para a educação física, principalmente no contexto escolar. O ponto de partida é o incentivo causado pela preocupação de que a prática dos jogos populares em seus locais de origem podem estar diminuindo, tanto pelo aumento do índice de violência, quanto pelo surgimento de opções de diversão mais “seguras” oferecidas pelo avanço tecnológico. Através de pesquisas bibliográficas, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os jogos populares e sua relevância, entendemos que dada a situação atual e a importância dos Jogos Populares como artefatos culturais, eles podem e devem ser resgatados e oferecidos como conteúdo no contexto das aulas de educação física escolar. No entanto, é ressaltado a importância do professor utilizar os Jogos Populares através de uma prática consciente e crítica, entendendo todo o contexto em que aqueles jogos estão inseridos, garantindo o resgate e apropriação dos jogos populares como importante elemento da cultura corporal e propiciando ao aluno um resgate consciente capaz de gerar novas transformações, adaptações e significados sobre os jogos populares | - |
Descrição: dc.description | This study aims to discuss and strengthen the relevance of the popular games as important cultural artifacts - remained as an element of movement body culture and, therefore, considered as an important educational tool for Physical Education, especially in the school context. The bottom line is the incentive caused by the concern that the practice of the Popular Games in their original places may be decreasing, because of reasons like the increase in the rate of violence and the emergence of "safer" fun options offered by the technological progress. In order to deeping the knowledge about the Popular Games and their relevance, through bibliographic research, we understand that given the current situation and the importance of the Popular Games as cultural artifacts, they may and must be rescued and offered as content in the context of the Physical Education’s classes. However, it’s emphasized the importance of the teacher to use the Popular Games through a conscious and critical practice, understanding the context in which those games are remained, guaranteeing the rescue and appropriation of the Popular Games as an important element of the corporal culture and providing to the student a conscious rescue capable of generating new transformations, adaptations and meanings on the Popular Games. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos populares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura corporal do movimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artefatos culturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movement body culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural artifacts | - |
Título: dc.title | A importância do resgate dos jogos populares nas aulas de educação física escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: