Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Giordani, Ana Claudia Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Débora Schardosin | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Fábio Tadeu de Macedo | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767317 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica. | - |
Descrição: dc.description | The present work seeks to weave possible paths between cinema and education in Brazilian basic education through the Inventar Notebook, a compilation of didactic devices created in 2016 by Kuma Laboratory (UFF) encouraged by the Secretariat of Human Rights of the Presidency of the Republic during the government of Dilma Rousseff, result of the Project "Inventing with Difference" started in 2014. From this didactic material, I will go through the concept of visual literacy and the need for its incorporation in basic education. It is fundamental to understand the importance of including new playful methodologies in the common curriculum, capable of serving as a tool for social inclusion and empowerment in all regions of the country. A tool that encompasses all cultures and regular subjects, not only Geography. Audiovisual and photography are languages that should be explored in a democratic, dynamic, free and horizontal way by students and teachers in order for this practice to contribute to the formation of more critical and aware citizens about the power of images in the contemporary world, in a strategic way. | - |
Descrição: dc.description | 50 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno do Inventar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivo audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno do Inventar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Device | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movie theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventory Notebook | - |
Título: dc.title | Cartografia dos dispositivos de si | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: