Análise de desempenho em empresas de fast fashion com base nas dimensões TBL com apoio multicritério à decisão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalvez-
Autor(es): dc.contributorLeite, José Geraldo Lamas-
Autor(es): dc.contributorPaz, Tainá da Silva Rocha-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorPaz, Tainá da Silva Rocha-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luis Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorLeite, José Geraldo Lamas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriela Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767310-
Descrição: dc.descriptionO fast fashion, ou moda rápida em português, surgiu com o conceito de reduzir os lead-times dos processos e entregar produtos novos e da moda às lojas no menor tempo possível. Esse modelo tem como objetivo atender a necessidade de consumo momentânea e destaca-se pelo seu desempenho econômico. No entanto, como os produtos são produzidos, consumidos e descartados em um curto período de tempo, seja pela falta de qualidade das peças ou pela constante mudança de tendência da moda, há um maior descarte da indústria, gerando um impacto ambiental enorme. Adicionado a isso, essa também é uma indústria que é associada a infrações de direitos trabalhistas, condições insalubres de trabalho e discriminação de gênero na cadeia produtiva. Nesse sentido o objetivo do presente estudo é avaliar o desempenho das empresas de fast fashion selecionadas ao longo do período de 2018 a 2020 a partir das práticas e indicadores disponíveis nos relatórios de sustentabilidade. No aspecto metodológico, o estudo adota uma abordagem exploratória, além de uma análise qualitativa e quantitativa. Nesse aspecto, com apoio dos métodos multicritérios AHP para atribuição de peso e TOPSIS para ordenação das alternativas, foi possível compreender e comparar as dimensões econômica, ambiental e social nas empresas. Como resultado, foi obtida uma matriz que possibilitou a análise e comparação do desempenho das alternativas em relação às dimensões propostas pelo princípio Triple Bottom Line gerando a ordenação das mesmas.-
Descrição: dc.descriptionThe fast fashion emerged with the concept of reducing process lead-times and delivering new and fashionable products to stores in the shortest time. This model aims to meet the need for momentary consumption and stands out for its economic performance. However, since products are produced, consumed and discarded in a short time, either due to the lack of quality or the constant change in fashion trends, there is a large disposal, generating a huge environmental impact. Furthermore, this is also an industry that is associated with violations of labor rights, unsanitary working conditions and gender discrimination in the production chain. Thus, the objective of the study is to evaluate the performance of selected fast fashion companies over the period from 2018 to 2020 based on the practices and indicators available in the sustainability reports. In the methodological aspect, the study adopts an exploratory approach, in addition to a qualitative and quantitative analysis. Thus, with the support of the AHP multi-criteria methods for assigning weight and TOPSIS for ordering the alternatives, it was possible to understand and compare the economic, environmental and social dimensions in companies. As a result, a matrix was obtained that made it possible to analyze and compare the performance of the alternatives in relation to the dimensions proposed by the Triple Bottom Line principle, generating their ordering.-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAHP-
Palavras-chave: dc.subjectFast fashion-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto-
Palavras-chave: dc.subjectTOPSIS-
Palavras-chave: dc.subjectTBL-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão com múltiplos critérios-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria de confecção-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectAHP-
Palavras-chave: dc.subjectFast fashion-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectImpact-
Palavras-chave: dc.subjectTOPSIS-
Palavras-chave: dc.subjectTBL-
Título: dc.titleAnálise de desempenho em empresas de fast fashion com base nas dimensões TBL com apoio multicritério à decisão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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