Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Kênia Aparecida-
Autor(es): dc.contributorCosta, Regis Eduardo Coelho Arguelles da-
Autor(es): dc.creatorChaves, Tatiana Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32473-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767302-
Descrição: dc.descriptionO trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora.-
Descrição: dc.descriptionThe paper discusses how the Human Capital Theory (HCT) has influenced the development of Public Education Policies in Brazil, particularly in the counter-reform of High School, implemented by Law 13,415/2017, and its impact on the education of young people. To support the discussion, bibliographical research on the analyzed topic and data research, especially from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), were used to understand the configuration of the labor market in the State of Rio de Janeiro and to question elements present in the proposals of the counter-reform of the New High School. Finally, the author's experiential account brings considerations to reflect on the topic, helping to reveal the determinations that involve the relationship between Education, Economy, and the world of work. It is concluded that the New High School tends to exacerbate the duality in education that persists in the country, besides not guaranteeing entry into the labor market, which obviously depends on other factors, mainly affecting specific segments of the working class.-
Descrição: dc.description75 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCapital humano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectNovo ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectDualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectReforma educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectHuman capital-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectNew high school-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectDuality-
Título: dc.titleOs impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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