Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Kênia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Regis Eduardo Coelho Arguelles da | - |
Autor(es): dc.creator | Chaves, Tatiana Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767302 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho discute como a Teoria do Capital Humano (TCH) tem influenciado a elaboração das Políticas Públicas em Educação no Brasil, em especial na contrarreforma do Ensino Médio, implementada pela Lei 13.415/2017, e o impacto na formação dos jovens. Para fundamentar a discussão foram utilizadas pesquisas bibliográficas acerca do tema em análise e pesquisas de dados, especialmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitem compreender a configuração do mercado de trabalho no Estado do Rio de Janeiro e problematizar elementos presentes nas propostas de contrarreforma do Novo Ensino Médio. Por fim, o relato de experiência da autora, traz considerações à reflexão sobre o tema, ajudando a revelar as determinações que envolvem a relação entre Educação, Economia e mundo do trabalho. Conclui-se que o Novo Ensino Médio tende a agravar a dualidade na educação que persiste no país, além de não garantir a inserção no mercado de trabalho que obviamente depende de outros fatores, atingindo principalmente parcelas específicas da classe trabalhadora. | - |
Descrição: dc.description | The paper discusses how the Human Capital Theory (HCT) has influenced the development of Public Education Policies in Brazil, particularly in the counter-reform of High School, implemented by Law 13,415/2017, and its impact on the education of young people. To support the discussion, bibliographical research on the analyzed topic and data research, especially from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), were used to understand the configuration of the labor market in the State of Rio de Janeiro and to question elements present in the proposals of the counter-reform of the New High School. Finally, the author's experiential account brings considerations to reflect on the topic, helping to reveal the determinations that involve the relationship between Education, Economy, and the world of work. It is concluded that the New High School tends to exacerbate the duality in education that persists in the country, besides not guaranteeing entry into the labor market, which obviously depends on other factors, mainly affecting specific segments of the working class. | - |
Descrição: dc.description | 75 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | New high school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Duality | - |
Título: dc.title | Os impactos da teoria do capital humano na contrarreforma do ensino médio: novos movimentos para a mesma concepção unilateral de educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: