Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virginia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andréa Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maristela Barenco Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6526543800131536 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7121939930428626 | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Thatiane Costa Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767298 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância. | - |
Descrição: dc.description | The present monographic study worked with the objective of knowing the role and importance of affectivity in childhood social interactions, in children's development and in the process of teaching and learning at school. He chose as a methodology the bibliographic research with the works of Piaget, Vygotsky and Wallon, which base the discussed themes Affectivity and Psychology of Education and the autobiographical and biographical research, according to Clandinin and Connelly, Sahagoff and Abrahão, with personal and school life stories of subjects, who narrated their personal and unique experiences in the interaction with adults and also with other children. Affectivity in childhood is present in the school and family trajectory, contributing positively or negatively to the child's learning and development processes. Through emotional interpersonal relationships, childhoods live with social and family changes that occur in their various scenarios. This work highlights children's experiences in the teaching-learning relationships woven by different affective experiences. Affectivity, in interactions with children, involves a conscious action in the activities of caring and educating. Upon arriving at the school environment, the individual is faced with a diverse space, permeated by problems and conflicts, having as its main task prepare students to overcome their difficulties and fears. The human undergoes diverse changes throughout his life, taking into account the environment in which he is inserted. In this illustrious work, I will point out some positive and negative points in human development, emphasizing affectivity in childhood relationships, in which way it contributes to the teaching-learning process, hence the importance of addressing the theme affectivity in childhood relationships. | - |
Descrição: dc.description | 49 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development and learning | - |
Título: dc.title | Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: