Efeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.creatorAlves, Carlos Leonardo Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3639-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767290-
Descrição: dc.descriptiono presente estudo apresenta uma análise básica da relação entre diferentes políticas de preços e os resultados obtidos com essas políticas - mais especificamente o faturamento potencial de cada política. Essa relação foi estudada dentro do ambiente de um Exercício de Gestão Simulada (EGS), mais conhecido como Jogo de Empresas. A partir de uma revisão teórica que procura reunir conceitos sobre fonnação de preço, definição de políticas de preço e suas características, propõe-se um modelo de análise das decisões de apreçamento efetuadas por equipes participantes de um Jogo de Empresas. A partir da aplicação desse modelo nos dados levantados no jogo, busca-se classificar as políticas de preço praticadas pelas equipes. Em seguida, são feitas considerações sobre os resultados encontrados e sua relação com a literatura consultada. Também são feitos comentários sobre os padrões de decisão demonstrados pelas equipes participantes do jogo. Os resultados obtidos com o estudo e sua análise confirmam a literatura, apontando a política de preços como instrumento útil e válido no apoio a estratégias de marketing. Além disso, demonstram a aderência entre o ambiente simulado em um Jogo de Empresas e as características encontradas no mundo real, corroborando a tendência à adoção de simuladores organizacionais de estratégia como instrumentos de grande valia no ensino e pesquisa na área de Administração-
Descrição: dc.descriptionThis study presents a a ic analysis of the relationship between different pricing policies and the results obtained lth them - more specifically the potential revenue of each one. This relationship was studied within the environment of a simulated Management Exercise, best known as Business Games. Beginning from a theoretical review that seeks to reunite concepts about pricing, policy and price definitions, it is proposed a model analysis of pricing decisions made by teams that participate in a Business Game. From the applying of this model on data collected in the game, it seeks to classify the pricing policies applied by the teams. Then the results are discussed and its relationship to literature is referred. There are also comments on the decision make default demonstrated by the teams participating in the game. The results obtained here confinn the literature, indicating the price policy as a helpfull and valid tool to sUPPOrt marketing strategies. They also show the adhesion between the simulated environment in a Business Game and the features found in the real world, confirming the trend toward adoption of organizational strategy simulators as instruments of great value in teaching and research in Administration-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de preços-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de preços-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de preço-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de preços-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPrice policy-
Palavras-chave: dc.subjectPricing-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness games-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleEfeito da política de preços no desempenho de empresas: um estudo com simulador organizacional de estratégia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.