A monitoria no processo de formação e autoformação do professor: implicações na experiência docente e discente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Eda Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBragança, Inês Ferreira de Souza-
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Mônica-
Autor(es): dc.contributorGasparello, Vânia Medeiros-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Verônica Fabiola Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21622-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767280-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como temática central a monitoria, sendo seu principal objetivo discutir os reflexos da produção de sentidos sobre a formação de professores a partir da experiência vivida por discentes e docentes que participam ou participaram do Programa de Monitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Inicio este texto apresentando a narrativa da minha história de vida e formação até o momento de meu encontro com a monitoria, a partir daí desenvolvo uma reflexão sobre a atividade de monitoria e seus reflexos nos processos de formação e vida das pessoas que participam ou participaram deste programa. O referencial teórico-metodológico escolhido para esta pesquisa são as contribuições da Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica, com destaque para as proposições de António Nóvoa e Marie-Christine Josso, no que se refere às temáticas de formação e autoformação de professores. Estes autores são colocados em diálogo com as contribuições de Lev Semenovich Vygotsky para pensar a importância da qualidade das interações para o processo de formação docente dentro do Programa de Monitoria. O instrumento utilizado nesta pesquisa para a produção de dados inspira-se no modelo de Entrevista Narrativa proposto por Sandra Jovchelovitch e Martin Bauer. Considerando este momento atípico de Covid-19, adaptei o encontro presencial por formas de comunicações à distância, ou seja, as entrevistas e todas as comunicações relacionadas a elas aconteceram via e-mail, WhatsApp, Messenger. Ao longo da pesquisa, construí diálogos entre a narrativa da minha história de vida e formação com a narrativa dos professores orientadores e alunos monitores que viveram experiências no Programa de Monitoria da UFF, tecendo novos olhares nesse complexo caminho da produção de conhecimento sobre a monitoria, seus sentidos e suas contribuições para compreensão sobre formação docente. Nesta perspectiva, pude perceber que a monitoria é reconhecida como um espaço de formação em seu sentido mais amplo, mas que ainda não foi explorado em todo seu potencial de formação docente que pode afetar tanto o monitor quanto o professor orientador-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research has as its central theme the monitoring and its main objective is to discuss the consequences of the production of meanings on the teacher's formation from the experience lived by students and teachers who participate or participated in the Monitoring Program of the Federal Fluminense University (UFF). I begin this text by presenting the narrative of my life and training history up to the moment of my meeting with the monitoring. From there I develop a reflection on the monitoring activity and its impact on the training and life processes of the people who participate or participated in this program. The theoretical-methodological framework chosen for this research is the contributions of the (Auto) Biographical Narrative Research, with emphasis on the proposals of António Nóvoa and Marie-Christine Josso, regarding the themes of teacher training and self-training. These authors dialogue with the contributions of Lev Semenovich Vygotsky to think about the importance of the quality of interactions for the teacher training process within the Monitoring Program. The instrument used in this research for the production of data is inspired by the Narrative Interview model proposed by Sandra Jovchelovitch and Martin Bauer. Considering this atypical moment in Covid-19, I adapted the face-to-face meeting by means of distance communications, that is, the interviews and all communications related to them took place via email, WhatsApp and Messenger. During the research, narratives were placed in dialogue with my life narrative and education history, the narrative of the guiding teachers and student monitors who had experiences in the UFF Monitoring Program, weaving new perspectives on this complex path of knowledge production on monitoring their senses and their contributions to understand teacher education. In this perspective, I could see that monitoring is seen as a training space in its broadest sense, but it has not yet been explored in all its potential for teacher training that can affect both the monitor and the guiding teacher-
Descrição: dc.description139 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoria-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Monitoria da UFF-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoria-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoring-
Palavras-chave: dc.subjectUFF Monitoring Program-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Título: dc.titleA monitoria no processo de formação e autoformação do professor: implicações na experiência docente e discente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.