AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMainier, Fernando Benedicto-
Autor(es): dc.contributorCPF:11112311122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Luciane Pimentel Costa-
Autor(es): dc.contributorCPF:32514565822-
Autor(es): dc.contributorMerçon, Fábio-
Autor(es): dc.contributorCPF:87123652222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19619-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767274-
Descrição: dc.descriptionThe motivation can influence on academic performance and contribute to the reduction of the dropout rate in engineering courses. From the involvement and participation of students in academic projects offered by the University, this research aims to analyze how this participation can motivate, influence and contribute to the improvement of academic performance. Through the topics quality, innovation and motivation, applied to education, an exploratory research, descriptive and explanatory, by making a literature review and documentary research. With the methodology, the case study at the School of Engineering of Fluminense Federal University (UFF), through the academic programs offered and the use of questionnaires, a field survey was developed and rated for qualitative and quantitative. With the data analysis it is possible to conclude that the participation in the projects offered by the University makes students feel more motivated and integrated in their courses, developing interest for the research and intellectual growth.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA motivação pode influenciar no desempenho acadêmico e contribuir para a redução da evasão nos cursos de engenharia. A partir do envolvimento e participação dos alunos nos projetos acadêmicos oferecidos pela Universidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar como essa participação pode motivar, influenciar e contribuir na melhoria do desempenho acadêmico. Através dos temas qualidade, inovação e motivação, aplicados ao ensino, realizase a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, fazendo-se a revisão bibliográfica e pesquisa documental. Com a metodologia utilizada, o estudo de caso na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), através dos programas acadêmicos oferecidos e da aplicação de questionários, a pesquisa de campo classificada como qualitativa e quantitativa foi desenvolvida. Com a análise dos dados obtidos conclui-se que com a participação nos projetos oferecidos pela Universidade, os alunos se sentem mais motivados e entrosados em seus cursos, desenvolvendo o interesse pela pesquisa e crescimento intelectual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão no Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas Acadêmicos-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Palavras-chave: dc.subjectEvasion in Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic Programs-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS-
Título: dc.titleEVALUATION OF MOTIVATION OF ENGINEERING STUDENTS BASED ON ACADEMIC PROGRAMS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.