
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mainier, Fernando Benedicto | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:11112311122 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Luciane Pimentel Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:32514565822 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Merçon, Fábio | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:87123652222 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Neuci Nobrega Canelas Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-07-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19619 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767274 | - |
| Descrição: dc.description | The motivation can influence on academic performance and contribute to the reduction of the dropout rate in engineering courses. From the involvement and participation of students in academic projects offered by the University, this research aims to analyze how this participation can motivate, influence and contribute to the improvement of academic performance. Through the topics quality, innovation and motivation, applied to education, an exploratory research, descriptive and explanatory, by making a literature review and documentary research. With the methodology, the case study at the School of Engineering of Fluminense Federal University (UFF), through the academic programs offered and the use of questionnaires, a field survey was developed and rated for qualitative and quantitative. With the data analysis it is possible to conclude that the participation in the projects offered by the University makes students feel more motivated and integrated in their courses, developing interest for the research and intellectual growth. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
| Descrição: dc.description | A motivação pode influenciar no desempenho acadêmico e contribuir para a redução da evasão nos cursos de engenharia. A partir do envolvimento e participação dos alunos nos projetos acadêmicos oferecidos pela Universidade, esta pesquisa tem como objetivo analisar como essa participação pode motivar, influenciar e contribuir na melhoria do desempenho acadêmico. Através dos temas qualidade, inovação e motivação, aplicados ao ensino, realizase a pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, fazendo-se a revisão bibliográfica e pesquisa documental. Com a metodologia utilizada, o estudo de caso na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), através dos programas acadêmicos oferecidos e da aplicação de questionários, a pesquisa de campo classificada como qualitativa e quantitativa foi desenvolvida. Com a análise dos dados obtidos conclui-se que com a participação nos projetos oferecidos pela Universidade, os alunos se sentem mais motivados e entrosados em seus cursos, desenvolvendo o interesse pela pesquisa e crescimento intelectual. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
| Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão no Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas Acadêmicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasion in Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic Programs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
| Título: dc.title | AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA BASEADA NOS PROGRAMAS ACADÊMICOS | - |
| Título: dc.title | EVALUATION OF MOTIVATION OF ENGINEERING STUDENTS BASED ON ACADEMIC PROGRAMS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: