Ponte ou muro? da educação infantil para o ensino fundamental: processos de avaliação e integração das crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Márcia Maria e-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.contributorSilva, Márcia Maria e-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Natália Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767272-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como objeto de investigação o processo de avaliação das crianças e o movimento de integração entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O desenvolvimento dessa construção foi dividido em três momentos: 1) Estudo e análise de um importante aporte teórico, buscando contemplar as concepções de Criança, Infância, Educação Infantil, Educação Fundamental e Avaliação presentes em documentos legais, tais como: LDB, BNCC, DCNEI e DCNEF. Além de embasamento teórico em autores como HOFFMAN (2018), CORSINO (2012), KRAMER (1999), PARO (2001) dentre outros que abordam estas temáticas. 2) Apresentação do ambiente de observação e pesquisa, trazendo a contextualização da dinâmica de funcionamento e o Projeto Político Pedagógico de uma instituição privada de ensino tradicional na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, a qual atuei como professora por quase 10 anos e por questões éticas teve o nome preservado. 3) Discussão sobre as observações das práticas e estratégias presentes no lócus da pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph work has as its object of investigation the process of evaluation and the integration movement between Child Education and Elementary Education. The development of this construction was divided into three stages: 1) Study and analysis of an important theoretical contribution, seeking to contemplate the conceptions of Child, Childhood, Child Education, Elementary Education and Evaluation present in legal documents, such as LDB, BNCC, DCNEI and DCNEF. In addition to theoretical foundation in authors such as HOFFMAN (2018), CORSINO (2012), KRAMER (1999), PARO (2001). 2) Presentation of the place of observation and research, bringing the context of the basic dynamics of operation and the Political Pedagogical Project of a traditional private educational institution in the West Zone of the city of Rio de Janeiro, where I worked as a teacher for almost 10 years and for ethical reasons, the name was preserved. 3) Discussion about the observations of practices and strategies present in the research locus.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Título: dc.titlePonte ou muro? da educação infantil para o ensino fundamental: processos de avaliação e integração das crianças-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.