Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Júlio César Medeiros-
Autor(es): dc.creatorFortes, Maria Domenique Lourenço-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26519-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767271-
Descrição: dc.descriptionA partir de uma ótica crítica sobre o contexto histórico-social atual, carregado por um intenso debate entre o reconhecimento, a valorização e o direito à diferença (seja ela de orientação sexual, gênero, ou de cunho religioso, social, econômico, entre outros), há uma iminente preocupação em estender tal discussão para a principal base formadora de sujeitos de qualquer nação: a escola. Sendo o Brasil uma nação multicultural, onde predomina a presença de diversas etnias interrelacionando-se, é comum a divergência entre elas ao colocar em foco seus pontos de vistas sobre determinados temas. Entende-se que o debate é fundamental para a construção e fomentação crítica que englobem esses temas, entretanto o que vemos hoje é um cenário de total intolerância, no que tange a individualidade exacerbada do locutor, e um estranhamento quase que geral no que diz respeito ao “ser diferente”; sem falar da desvalorização dos Direitos Humanos enquanto peça fundamental na edificação de uma sociedade plenamente diversificada onde se reconheça que todos somos iguais em diferença, mas possuímos, enquanto seres humanos, direitos iguais.-
Descrição: dc.description“From a critical perspective on the current historical-social context, loaded by an intense debate between recognition, (whether sexual orientation, gender or religious, social, economic, among others issues), there is an imminent concern to extend such discussion to the main training base of subjects of any nation: the school. Since Brazil is a multicultural nation, where the presence of diverse ethnic groups is interrelated, it is common the divergence between them when focusing on their points of view on certain themes. It is understood that the debate is fundamental for the construction and critical fomentation that encompasses these themes. However what we see today is a scenario of total intolerance, as far as the speaker's exacerbated individuality, and an almost general strangeness with respect to "being different"; not only to speak of the devaluation of Human Rights as a fundamental element in the construction of a fully diversified society where we recognize that we are all equal in difference, but also we have equal rights as human beings."-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Direitos Humanos-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectJogos e Brincadeiras Populares-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Rights-
Palavras-chave: dc.subjectHuman Rigths Education-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracy-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Games-
Título: dc.titleBrincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.