Aplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.creatorBortoli, João Vitor de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767269-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho possui objetivo de estudar e avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa e assim entender se tal sistema de gestão assegura que as pessoas e os processos da empresa estão alinhados e voltados para qualidade. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma empresa de distribuição de energia, utilizando os princípios descritos no Modelo Shingo para Excelência Operacional como parâmetros de avaliação do sistema de gestão. Foi elaborado um questionário e repassado aos colaboradores dessa empresa, de onde serão extraídas informações sobre o grau de aplicação de práticas relacionadas aos princípios de excelência operacional. O resultado possibilitou avaliar que, de maneira geral, os funcionários cujas atividades estão contempladas dentro do Sistema de Gestão da Qualidade estão comprometidos com os princípios de excelência operacional e percebem no seu ambiente de trabalho a aplicação na prática desses princípios. Também identificou-se o nível de comprometimento com o sistema de gestão dentro dos diferentes perfis de colaboradores da organização-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to study and evaluate a company's Quality Management System and thus understand whether such a management system ensures that the company's people and processes are aligned and focused on quality. For this reason, a case study was carried out in an energy distribution company, using the principles described in the Shingo Model for Operational Excellence as parameters for assessing the management system. A questionnaire was prepared and passed on to the employees of this company, from which information about the degree of application of practices related to the principles of operational excellence will be extracted. The result made it possible to assess that, in general, employees whose activities are covered by the Quality Management System are committed to the principles of operational excellence and perceive the application of these principles in their work environment. The level of commitment to the management system was also identified within the different employee profiles of the organization-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de gestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectSGQ-
Palavras-chave: dc.subjectModelo Shingo-
Palavras-chave: dc.subjectExcelência operacional-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectQuality management system-
Palavras-chave: dc.subjectQMS-
Palavras-chave: dc.subjectShingo model-
Palavras-chave: dc.subjectOperational excellence-
Título: dc.titleAplicação do modelo Shingo para avaliação do sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa de energia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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