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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva Júnior, Aluísio Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/918747419413405 | - |
Autor(es): dc.contributor | Koifman, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Júnior, Aluisio Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/918747419413405 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Eliana Goldfarb | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7172724495907723 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Gilson Saippa de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2212927628480533 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Armando Cypriano | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2212927628480533 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6742505449819219 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Monique de Oliveira e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27064 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767265 | - |
Descrição: dc.description | O conceito de competências se baseia na mobilização de saberes prévios associados a atitudes e habilidades em determinada situação, e converge com o de produção do cuidado integral sobretudo por ser possível somente a partir do encontro com o outro, seus saberes, desejos, expectativas e crenças, de forma a dialogar com seu projeto de felicidade. Este estudo tem como objetivo principal analisar a priorização e valorização de competências para a produção do cuidado integral no processo de formação médica do Internato Obrigatório da faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, tendo como objeto os processos avaliativos destas competências. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, cujo percurso metodológico incluiu análise de documentos que continham as competências e formas de avaliação do Internato obrigatório, e entrevistas remotas com seus coordenadores e docentes. O processo de amostragem se deu por conveniência, sendo realizadas 10 entrevistas. Por fim, foi feita a análise de conteúdo do material obtido. Foi evidenciada uma falta de integração e grande heterogeneidade nos processos avaliativos tanto entre diferentes disciplinas quanto dentro de um mesmo rodízio. Uma importante convergência entre os internatos participantes se deu sobre o componente da nota final denominado Avaliação de Preceptoria, que utiliza Observação Direta e uso de Feedbacks (devolutivas), apontado como um lócus privilegiado dos processos avaliativos de competências para o cuidado integral. Foi evidenciada maior valorização de competências nas áreas de atenção e educação em saúde, com foco no âmbito individual, e priorização daquelas que relacionavam habilidades de comunicação com atitudes éticas e humanísticas de forma integrada às habilidades técnicas semióticas e de raciocínio clínico. Ainda, destacou-se o trabalho em equipe, participação em espaços coletivos de discussão, gestão do cuidado, abordagem comunitária e às redes de apoio e o processo de produção do conhecimento. É imprescindível que se atente sobre as influências da relação discente-docente, dificuldades na integração do ensino-serviço e na interdisciplinaridade na formação médica, da sobrecarga de atribuições de docentes e discentes para esta fase, e dos diversos aspectos do currículo oculto presentes na instituição. | - |
Descrição: dc.description | The concept of competence is based on the capacity of mobilization prior knowledge with attitudes and skills in specifics conditions, wich converges with the concept of production of comprehensive care, whereas it can only be achieved through the encounter with the other, their knowledge, desires, expectations. and beliefs, in order to dialogue with their happiness project. The main objective of this study is to analyze the prioritization and valorization of competences within the production of comprehensive care in medical training process at Mandatory Internship at the Faculty of Medicine at Fluminense Federal University. The research object was the evaluation processes of these competences, wich included the analysis of the documents that contained the competencies and its forms of assessment at the Mandatory Internship, and the remote interviews with student’s evaluators. This is a case study, with a qualitative approach and the sampling process was for convenience, totaling 10 interviews with coordinators, professors and doctors from medical services of Internship. Finally, the content analysis of the material obtained was performed. There was a lack of integration and great heterogeneity in the evaluation processes not only by differents disciplines but also within some rotations. An important convergence among the participating boarding schools took place on the component of the final grade named here Preceptorship Assessment, which uses direct observation and the use of Feedback, indicated as a privileged locus of the assessment processes of competences for comprehensive care. Greater appreciation of competencies in the areas of health care and education was evidenced, in a focus on the individual scope, and major prioritization of those related with communication and ethical skills integrated with humanistic attitudes, semiotic technical skills and clinical reasoning. Also, competences related with teamwork, participation in collective discussions, care management, community approach and support networks, and the knowledge production process were highlighted. The influences of the student-professor relationship, difficulties in the integration of teaching-service and interdisciplinarity in medical training, the overload of professors and students at this stage, and the various aspects of the hidden curriculum must be considered in this medical training, particularly in Internship. | - |
Descrição: dc.description | 180 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados integrais de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internato de medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência integral à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comprehensive health care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship and residency | - |
Título: dc.title | Competências para a produção do cuidado integral: análise dos processos avaliativos no internato de Medicina da Universidade Federal Fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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