PERCEPÇÃO DE VALOR E QUALIDADE DO SERVIÇO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO): UM ESTUDO ENTRE EMPRESAS DO RIO DE JANEIRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariano, Sandra Regina Holanda-
Autor(es): dc.contributorCPF:76438938922-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorCPF:74484745704-
Autor(es): dc.contributorSerpa, Daniela Abrantes Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:89653253222-
Autor(es): dc.creatorGuerreiro, Luiz Ernesto de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767255-
Descrição: dc.descriptionThe discussion concerning the methods and strategies to the promotion of the healthy work conditions accompany their own development of productive organizations, at least, since the end of century XIX. In Brazil, the PCMSO Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional1, that has an compulsory hiring, became the principal tool used to the employee s health promotion, despite of the criticisms about its notary compliance character of labor standards. It is in this context that this research develops, with the purpose to analyze the perceived value by the responsible in manage the PCMSO in companies that act in the state of Rio de Janeiro, as well as the perceived quality of the service. In order to measure the perceived quality the scale SERVQUAL was used, adapting its twenty-two attributes for the purpose of PCMSO s evaluation service, from the analysis of service s expectation and perception, while the value perception through the evaluation of benefit versus cost relation. With the purpose of verify the SERVQUAL scale factors validity adapted for the PCMSO service analysis, the analysis of alpha of Cronbach was used to verify the index of internal consistency among the attributes. The American National Satisfaction Index (ACSI) model was used as reference in order to relate the service quality and the perceived value in PCMSO services.Still considering the sample of eighty-one companies, it was possible to evidence that the PCMSO service contributes to the promotion of worker s health and thus making it effective in its essential objective. It was not observed any significative difference when analyze the industrial and non-industrial companies separately.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionAs discussões acerca dos métodos e estratégias para a promoção de condições de trabalho saudáveis acompanham o próprio desenvolvimento das organizações produtivas, pelo menos, desde fins do século XIX. No Brasil, o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), de contratação compulsória, tornou-se a principal ferramenta utilizada para a promoção da saúde do trabalhador. É neste contexto que esta pesquisa se desenvolve, com o objetivo de analisar o valor percebido pelos responsáveis por administrar o PCMSO em empresas que atuam no estado do Rio de Janeiro, bem como a qualidade percebida do serviço. Para medir a qualidade percebida foi utilizada a escala SERVQUAL, adaptando-se os seus 22 atributos para avaliação do serviço de PCMSO, a partir da análise da expectativa e da percepção do serviço, enquanto a percepção de valor através da avaliação da relação benefício x custo. Para verificar a validade dos fatores da escala SERVQUAL adaptada para análise do serviço PCMSO foi utilizada a análise de alfa de Cronbach para verificar o índice de consistência interna entre os atributos. O modelo da American National Satisfaction Índex (ACSI) foi utilizado como referência visando relacionar qualidade e o valor percebido nos serviços de PCMSO. Considerando a amostra de 81 empresas, foi possível evidenciar que o serviço de PCMSO contribui para a promoção da saúde do trabalhador e, portanto, torna-se efetivo nos seus objetivos essenciais. Não foi observada qualquer diferença significativa quando analisadas as empresas industriais e não industriais separadamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção de Valor-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade em serviço-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectCompra organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL, Value perception, Service quality, Worker health, Organization buying.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titlePERCEPÇÃO DE VALOR E QUALIDADE DO SERVIÇO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO): UM ESTUDO ENTRE EMPRESAS DO RIO DE JANEIRO-
Título: dc.titlePERCEIVED VALUE AND SERVICE QUALITY - CONTROL PROGRAM PHYSICIAN AND OCCUPATIONAL HEALTH (PCMSO):A STUDY AMONG COMPANIES RIO DE JANEIRO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.