O samba como elemento da cultura corporal brasileira na Educação Física Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Claudia Foganholi-
Autor(es): dc.contributorPaula, Karla Campos de-
Autor(es): dc.contributorNobre, Giovane Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Matheus Garcia de Alvarenga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767253-
Descrição: dc.descriptionÉ possível educar através do samba? Quais elementos o samba nos oferece enquanto parte da cultura corporal brasileira, para ministrarmos uma aula de Educação Física? A partir dessas perguntas, este trabalho procura achar pistas na literatura que nos ajude a respondê-las, juntamente com minhas experiências no universo do samba. Desta forma o objetivo deste trabalho é propor algumas possibilidades de abordagem do samba na Educação Física escolar a partir da compreensão deste como parte da cultura do povo brasileiro afro-descendente, diretamente ligado à construção da nossa sociedade. Para isso, realizamos um breve levantamento bibliográfico sobre o samba e suas relações com a Educação e a Educação Física. A partir do referencial teórico consultado e das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apresentamos cinco propostas de possibilidades de abordagem da temática do samba e seus encantamentos na Educação Física Escolar.-
Descrição: dc.descriptionIs it possible to educate through samba? What elements does samba offer us as part of the Brazilian body culture to teach a Physical Education class? From these questions, this work tries to find clues in the literature that can help us answer them, along with my experiences in the universe of samba. Thus, the objective of this work is to propose some possibilities for approaching samba in school Physical Education based on an understanding of it as part of the culture of the Afro-descendant Brazilian people, directly linked to the construction of our society. To do so, we conducted a brief bibliographical survey about samba and its relations with Education and Physical Education. Based on the theoretical reference consulted and on the National Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, we present five proposals of possibilities for approaching the theme of samba and its enchantments in School Physical Education.-
Descrição: dc.description24 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10.639/03-
Título: dc.titleO samba como elemento da cultura corporal brasileira na Educação Física Escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.