O que é o direito à educação no sistema socioeducativo?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorAlves, Tamires Maria-
Autor(es): dc.contributorAlves, Tamires Maria-
Autor(es): dc.creatorLessa, Hemilim da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21861-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767252-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo compreender como os professores de uma escola situada em unidade de privação de liberdade, concebem o direito à educação escolar no sistema socioeducativo. Tomando como estudo de caso uma escola exclusiva para adolescentes do sexo feminino buscou-se compreender a leitura que os docentes fazem da forma como o direito à educação se distancia ou se aproxima dos principais documentos oficiais que dissertam sobre essa especificidade da educação escolar. Para tanto, analisamos o perfil do jovem privado de liberdade no Brasil. Investigamos as principais determinações legais que dissertam sobre o adolescente em conflito com a lei. Além disso, observamos um conselho de classe e entrevistamos professores dessa modalidade de ensino. Os resultados indicam que o direito à educação tem sido garantido por conta do pouco número de jovens apreendidas, o que garante o acesso diário aos espaços escolares e maior proximidade com o corpo de profissionais da unidade escolar pesquisada-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to understand how the teachers of a school located in a deprivation of liberty unit conceive the right to school education in the socio-educational system. Taking as a case study a school exclusively for female adolescents, we sought to understand the reading that teachers make of how the right to education distances itself or approaches the main official documents that discuss this specificity of school education. To this end, we analyzed the profile of young people deprived of their liberty in Brazil. We investigate the main legal determinations that dissert about the adolescent in conflict with the law. In addition, we observed a class council and interviewed teachers of this teaching modality. The results indicate that the right to education has been guaranteed due to the small number of young people apprehended, which ensures daily access to school spaces and greater proximity to the body of professionals of the researched school unit-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDireito à educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectSchooling-
Título: dc.titleO que é o direito à educação no sistema socioeducativo?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.