Onde vai ser a aula hoje?: a aula de teatro na rua como práticas de liberdades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Katia Faria de-
Autor(es): dc.contributorMundim, Liliane Ferreira-
Autor(es): dc.contributorBerino, Aristóteles de Paula-
Autor(es): dc.creatorReis, Luísa Valença-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767231-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca pensar as práticas de liberdades como uma criação coletiva e plural, a partir das ruas, dos corpos e das aulas de teatro. Para isso, trabalho com as narrativas das minhas experiências como professora do Projeto Teatro Nômade, uma iniciativa artístico-educativa que oferece gratuitamente aulas de teatro para estudantes de escolas públicas. Faço esse movimento com os cotidianos e em diálogo com autores como Paulo Freire, Augusto Boal, Luiz Antonio Simas, bell hooks, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Nivea Andrade, Nilda Alves, Alessandra Caldas, Maria Teresa Esteban e outros, considerando que as diferentes perspectivas que cada um deles traz não são limites encerrados, mas fronteiras móveis. Pretendo, então, discutir as liberdades não como objetos unos, mas como movimentos que só existem em relação ao outro. Entendendo que as liberdades são criadas quando os corpos se colocam em relação, busco pensar como isso se dá na educação feita nas ruas e nas aulas de teatro-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to think freedom as a collective and plural creation, based on the streets, bodies and drama classes. For this, I work with the narratives of my experiences as a teacher at Projeto Teatro Nômade, an artistic-educational initiative thar offers free drama classes to public school students. I make this movement with daily life and in dialogue with authors such as Paulo Freire, Augusto Boal, Luiz Antonio Simas, bell hooks, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Nivea Andrade, Nilda Alves, Alessandra Caldas, Maria Teresa Esteban and others, considering that they are different perspectives that each of them brings are not closed limits, but moving borders. I intend, then, to discuss freedom not as single objects, but as movements that only exist in relation to the other. Understanding that freedom are created when bodies are placed in relationship, I try to think about how this happens in education carried out on the streets and in drama classes-
Descrição: dc.description115 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdades-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRua-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de rua-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFreedom-
Palavras-chave: dc.subjectDrama-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectStreets-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Título: dc.titleOnde vai ser a aula hoje?: a aula de teatro na rua como práticas de liberdades-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.