Marketing verde e sua influência no processo de decisão de compra do consumidor no setor supermercadista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Miguel Ferreira-
Autor(es): dc.contributorFaria, Ivando Silva de-
Autor(es): dc.contributorZotes, Luiz Pérez-
Autor(es): dc.creatorSilva, Caio Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767230-
Descrição: dc.descriptionEm um contexto empresarial cada vez mais competitivo, é importante que as empresas busquem diferenciais para se sobressair na oferta de valor ao cliente. O presente trabalho teve o objetivo de apresentar o conceito de marketing verde e verificar se sua utilização pelas empresas pode oferecer diferencial competitivo no mercado. Apresenta um estudo descritivo que teve como intuito revelar se a sustentabilidade ambiental é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras no setor supermercadista. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa entre os alunos da Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ. Os resultados indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não constituindo, portanto, fator de agregação de valor aos produtos na finalidade de satisfazer a necessidade do consumidor. Apesar disso, é sugerido que o investimento em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá constituir, no futuro, vantagem competitiva, pois a consciência e atitudes positivas sobre questões ambientais já estão presentes nos consumidores-
Descrição: dc.descriptionIn an increasingly competitive business context, it is important that the companies look for differentials to stand out in the offer of value to the customers. The present work has had the purpose to present the concept of green marketing and verify whether its use for companies can offer competitive differential. Presents a descriptive study that purposed if the environment is among the factors taken into account by the consumers when they decide their purchases in the supermarket sector. For that, it was conducted a quantitative research among the students at the Fluminense Federal University, in Niterói-RJ. The results denote that the environment is not a factor taken into consideration in the planning of purchases, therefore it is not an element bestowing value to products, in the sense of serving the needs of the consumers. In spite of this, it shows that the investment in environmental management and in the release of ecologically correct products may be, in the future, a competitive advantage, because the consciousness and positive attitude about environmental questions are already present in the consumers-
Descrição: dc.description44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing verde-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDiferencial competitivo-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectGreen marketing-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive differential-
Palavras-chave: dc.subjectCostumer behavior-
Título: dc.titleMarketing verde e sua influência no processo de decisão de compra do consumidor no setor supermercadista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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