Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00984532122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2414938366375414 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Silvia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64532111022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7132255867772899 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vereza, Solange Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56389756422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Regina Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:90067678422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777203U1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Luciano Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84456367422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3258031381614216 | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Mônica Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767229 | - |
Descrição: dc.description | This work treats the technique of make-up as a language, on the level of expression and the level of content and realised in texts painted on the face and/or the body of a person, historically situated in a specific time and space. It uses the theoretical base of discourse semiotics and proposes a methodology of analysis which takes in account the semiotic function of the body and the enunciation praxis of the various forms of make-up and body painting. The examples of social make-up, body painting and stage make-up are analyzed in their aspects discursive and tensive, starting from the concepts suggested by the professor of semiotics Jacques Fontanille (2004, 2007). It is observed that the make-up, like any language, creates codes socially interpretable by the customs or produces meanings unexpected from the expression that is created between the sensible and the intelligible. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata a maquiagem como uma linguagem, constituída de um plano de expressão e um plano de conteúdo e concretizada em enunciados pintados sobre o rosto e/ou o corpo de um sujeito localizado historicamente num tempo e espaço definidos. Utiliza a base teórica da semiótica discursiva e propõe uma metodologia de análise que considera a função semiótica do corpo e a praxis enunciativa de diferentes formas de maquiagem e pintura corporal. São analisados os exemplos da maquiagem social, da pintura corporal e da maquiagem teatral, em seus aspectos discursivos e tensivos, a partir fundamentalmente dos conceitos propostos pelo semioticista Jacques Fontanille (2004, 2007). Observa que a maquiagem, como toda linguagem, cria códigos socialmente interpretáveis pelo hábito ou produz sentidos inesperados a partir da articulação que promove entre o sensível e o inteligível. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maquilagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caracterização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maquiagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Make-up | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body painting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theatre | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: