Dilemas éticos na educação em saúde no programa Saúde na Escola: a vivência de profissionais de atenção básica do Centro de Saúde Escola Lapa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoifman, Lilian-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0076199855605218-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697-
Autor(es): dc.creatorSouza, Andréia Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767215-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa teve como objetivo Identificar eventuais dilemas éticos vivenciados por profissionais de saúde do Centro Saúde Escola Lapa (CSE-LAPA) nas ações do Programa Saúde na Escola, com vistas ao aprimoramento das ações de educação em saúde junto aos alunos atendidos em três instituições de ensino no território da referida unidade de saúde. O método qualitativo foi utilizado a partir de estudo de caso no cenário CSE-LAPA, e foram realizadas 05 entrevistas estruturadas com os profissionais de saúde atuantes nestas ações. Para a análise foi aplicado a fenomenologia, e os temas foram categorizados em Educação em Saúde, Ética e Dilemas Éticos. Os resultados demonstram que existe deficiência na compreensão do conceito de ética e bioética por estes profissionais. Contudo, identificam situações envolvendo dilemas éticos que surgem no desenvolvimento das atividades de educação em saúde junto aos adolescentes. Evidencia-se problemas na condução de situações de maior gravidade por falta de suporte da rede de saúde e educação. Não obstante, nenhuma profissional refletiu acerca dos dilemas éticos envolvidos na elaboração, desenvolvimento e avaliação das atividades de educação em saúde, bem como nas relações dos profissionais com os graduandos de medicina, e principalmente com os alunos. Verifica-se que as atividades desenvolvidas não consideram a Autonomia do Indivíduo como foco principal, com poder transformador da realidade vivida. Mostra-se a necessidade de inclusão do tema na formação dos profissionais de saúde, para além da discussão de normas e códigos de uma categoria profissional ainda realizado nos cursos de formação atuais-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research was to identify possible ethical dilemmas experienced by health professionals of the Centro Saúde Escola Lapa (CSE-LAPA) in the actions of the Health in the School Program, with a view to improving health education actions among students attending three health institutions. The health unit. The qualitative method was used from a case study in the CSE-LAPA scenario, and 05 structured interviews were carried out with the health professionals involved in these actions. For the analysis was applied the phenomenology, and the themes were categorized in Health Education, Ethics and Ethical Dilemmas. The results demonstrate that there is a deficiency in understanding the concept of ethics and bioethics by these professionals. However, they identify situations involving ethical dilemmas that arise in the development of health education activities among adolescents. There are problems in driving situations of greater severity due to lack of support from the health and education network. Nevertheless, no professional reflected on the ethical dilemmas involved in the elaboration, development and evaluation of health education activities, as well as in the professionals' relationships with medical students, and especially with students. It is verified that the activities developed do not consider the Autonomy of the Individual as the main focus, with transforming power of the lived reality. It is shown the need to include the theme in the training of health professionals, besides the discussion of norms and codes of a professional category still carried out in the current training courses-
Descrição: dc.description77 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Saúde na Escola-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia saúde da família-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária à saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia saúde da família-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica médica-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool health program-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary attention-
Palavras-chave: dc.subjectFamily health strategy-
Título: dc.titleDilemas éticos na educação em saúde no programa Saúde na Escola: a vivência de profissionais de atenção básica do Centro de Saúde Escola Lapa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.