O que se cala: panorama da representação negra nas animações mainstream

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHolzbach, Ariane-
Autor(es): dc.contributorMessias, José-
Autor(es): dc.contributorFalcão, Thiago-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3388760414476889-
Autor(es): dc.creatorDornelles, Wagner dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15768-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767211-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se propõe a analisar a representação negra em desenhos animados mainstream, com base na constituição do debate racial brasileiro. A partir de análises acerca das ideias de memória e preconceito, o trabalho propõe o debate sobre as apropriações desse imaginário de disputas por espaços simbólicos, algo que se constitui desde o contexto pós-abolicionista até os dias de hoje, tendo em vista os movimentos empresariais em torno da temática. O texto propõe a construção de um mosaico que possibilite o entendimento da abordagem racial em diferentes momentos históricos. A pesquisa foi feita em etapas compostas por análises da filmografia de diferentes estúdios, como Disney, DreamWorks e Warner Bros, à luz de autores como Agnes Heller, Angela Davis, Derek Kompare e Carol Stabile, em três blocos temporais diferentes: 1930/1959, 1960/1989 e 1990/2018.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis masters dissertation proposes to analysis the black people representation in mainstream animated cartoons, based on constitution of the Brazilian racial debate. Based on analyses of the ideas of memory and prejudice, this work purposes the debate on appropriation of this imaginary of disputes for symbolic spaces, something that is constituted from the post-abolitionist context until nowadays, bearing in mind the business movements around the theme. The paper proposes the construction of a mosaic that allows the understanding of the racial approach in different historical moments. The research was done in stages composing the analysis of the filmography of different studios, such as Disney, DreamWorks and Warner Bros, highlighting authors as Agnes Heller, Angela Davis, Derek Kompare and Carol Stabile, in three different time blocks: 1930/1959, 1960/1989 and 1990/2018.-
Descrição: dc.description118f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectSilêncio-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho animado-
Palavras-chave: dc.subjectRaça negra-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação de grupo-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho animado-
Palavras-chave: dc.subjectRace-
Palavras-chave: dc.subjectSilence-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentation-
Palavras-chave: dc.subjectCartoon-
Título: dc.titleO que se cala: panorama da representação negra nas animações mainstream-
Título: dc.titleThat which we don’t talk about: an overview of black people representation in mainstream animated cartoons-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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