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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rios, Flávia Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Jonas Marcondes Sarubi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Carolina Zuccarelli | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto, Bruna Amaral Lanzillotti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6864 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767171 | - |
Descrição: dc.description | No primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa tática se espalhou pelo país após a onda de ocupações secundaristas em São Paulo, em 2015. Com muitas características distintas dos tradicionais movimentos sociais, se afastando de vias mais institucionais de luta e se articulando por meio de ações diretas, tais mobilizações estudantis também romperam com hierarquias de poder em seus espaços de organização e decisão. Esse estudo foi centrado em experiências de campo do projeto Ocupa Educação do PIBID em três escolas públicas de Niterói, entre abril e junho de 2016 que, intermediadas pela produção audiovisual, geraram um acervo de mais de 10 horas de gravação sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também as percepções dos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências políticas, especialmente no contexto pós-2013; entender as configurações dessas formas de ação coletiva em contraste com as dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências atuais; perceber as relações de conflito e de poder dentro da escola e o lugar do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupações secundaristas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | - |
Título: dc.title | #OCUPATUDO: mobilizações secundaristas e resistências à precarização da educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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