#OCUPATUDO: mobilizações secundaristas e resistências à precarização da educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRios, Flávia Mateus-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Jonas Marcondes Sarubi de-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Bruna Amaral Lanzillotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:16:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:16:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767171-
Descrição: dc.descriptionNo primeiro semestre de 2016, mais de setenta escolas da Rede Estadual de Educação foram ocupadas por estudantes no Rio de Janeiro. Essa tática se espalhou pelo país após a onda de ocupações secundaristas em São Paulo, em 2015. Com muitas características distintas dos tradicionais movimentos sociais, se afastando de vias mais institucionais de luta e se articulando por meio de ações diretas, tais mobilizações estudantis também romperam com hierarquias de poder em seus espaços de organização e decisão. Esse estudo foi centrado em experiências de campo do projeto Ocupa Educação do PIBID em três escolas públicas de Niterói, entre abril e junho de 2016 que, intermediadas pela produção audiovisual, geraram um acervo de mais de 10 horas de gravação sobre o cotidiano das ocupações, os conflitos, as relações pedagógicas e também as percepções dos estudantes. Os objetivos do presente trabalho foram localizar esse levante estudantil em um fluxo de intensificação das resistências políticas, especialmente no contexto pós-2013; entender as configurações dessas formas de ação coletiva em contraste com as dos tradicionais movimentos estudantis; pensar sobre algumas políticas neoliberais às quais se contrapõem essas resistências atuais; perceber as relações de conflito e de poder dentro da escola e o lugar do professor em meio a elas; e, ainda, pensar sobre o caráter pedagógico do engajamento político desses jovens-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOcupações secundaristas-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Título: dc.title#OCUPATUDO: mobilizações secundaristas e resistências à precarização da educação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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