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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Andrea Serpa | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Ana Cristina Marques Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:16:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:16:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/767154 | - |
Descrição: dc.description | A intenção do trabalho é refletir com o leitor sobre a experiência de formação inicial em Pedagogia alinhavada entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para costurar o que se constituiu como processo de formação, teço uma trama com e entre os bebês a partir do cotidiano institucional. Os fios da trama perpassam o brincar (WINNICOTT, 1975), as rotinas, os tempos (BARBOSA, 2000; 2006), os espaços (GUIMARÃES, 2012), o ato de pesquisar (PEREIRA e MACEDO, 2012) e a alteridade (BENJAMIN, 1987, 2012), (PEREIRA; MACEDO, 2012). Além de cenário para a pesquisa empírica dessa travessia, o cotidiano institucional é o escopo da investigação numa perspectiva etnográfica que colabora para o compromisso ético de construção dos dados nos muitos momentos de interação com e entre os bebês, a partir das manifestações culturais infantis de um grupo de 18 bebês com idades entre 24 a 36 meses em uma unidade municipal de educação infantil na região metropolitana do Rio de Janeiro. A imersão aconteceu no ano letivo de 2019, entre março e junho, no contexto de um projeto de extensão que se estruturou no início do mesmo ano. Os registros escritos e fotográficos construídos ao longo do projeto de extensão, decorrentes da observação participante, foram também, método de estudo e pesquisa para a escrita monográfica e metodologia para este trabalho. No contraponto do cotidiano de uma rotina rotineira, os registros escritos e fotográficos deram forma e possibilidade à construção de sentidos dos bebês, e foram instrumentos de análise crítica e reflexiva do fazer do adulto. Foi mapeado, assim, muito do processo de construção das rotinas do cotidiano dessa instituição. As práticas são pensadas a partir do bebê? O que estranhar? Como olhar para a prática instituída? A rotina é pensada a partir de que cultura? Como é estabelecida essa rotina? Como (re) construir uma rotina que tenha sentido para os bebês a partir das manifestações infantis? Estreitando pontes entre teoria e prática, o projeto de extensão, para além de ser suporte para construção desse trabalho, forjou entre professores e gestão da educação básica, como ação propositiva, potente movimento de formação inicial e continuada que convoca ao diálogo a universidade e a educação básica | - |
Descrição: dc.description | The intention of the work is to reflect with the reader on the experience of initial formation in Pedagogy aligned between teaching, research and extension. To sew what was constituted as a training process, I weave a weave with and among babies from the institutional routine. The threads of the plot run through playing (WINNICOTT, 1975), routines, times (BARBOSA, 2000; 2006), spaces (GUIMARÃES, 2012), the act of researching (PEREIRA and MACEDO, 2012) and otherness (BENJAMIN, 1987, 2012), (PEREIRA; MACEDO, 2012). In addition to setting the stage for empirical research on this journey, the institutional daily life is the scope of the investigation from an ethnographic perspective that contributes to the ethical commitment to building data in the many moments of interaction with and between babies, based on the children’s cultural manifestation of a group of eighteen babies between 24 to 36 months old in a municipal unit of early childhood education in the metropolitan region of Rio de Janeiro. The immersion took place in the 2019 academic year, between March and June, in the context of an extension project that was structured at the beginning of the same year. The written and photographic records built during the extension project, resulting from participant observation, were also a study and research method for monographic writing and methodology for this academic project. In counterpoint to the routine routine, written and photographic records gave shape and possibility to the construction of the babies' meanings, and were instruments of critical and reflective analysis of the adult's actions. Thus, much of the process of building the daily routines of this institution was mapped. Are practices thought from the baby? What to strange? How to look at the established practice? What culture is the routine based on? How is this routine established? How to (re) build a routine that makes sense to babies based on infantile manifestations? Narrowing bridges between theory and practice, the extension project, in addition to being support for the construction of this work, forged between teachers and the management of basic education, as a propositional action, a powerful movement for initial and continuing training that calls for dialogue between the university and the basic education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bebês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rotina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Babies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Routine | - |
Título: dc.title | Fios alinhavados entre ensino, pesquisa e extensão: uma trama tecida com e entre bebês | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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